FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18425Palavras-chave:
Complexidade, Educadores Ambientais, Metodologia, Mudanças ClimáticasResumo
Esta pesquisa versa sobre os resultados iniciais de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e pela Fundação Araucária. O objetivo deste manuscrito é apresentar uma reflexão sobre as alternativas encontradas por um curso de formação em Educação Ambiental e Emergência Climática ao buscar superar algumas fragilidades apontadas quanto a abordagem da Emergência Climática. Apresenta, também, os desdobramentos do referido curso como possibilidades para a avanço do campo da Educação Ambiental no Brasil. Epistemologicamente, o curso se apoiou em uma perspectiva crítica e complexa. Recebeu 871 inscrições de 24 estados brasileiros, além de participantes de outros países. Consideramos que esta pesquisa empreendeu esforços para dar voz a alternativas que possam contribuir com o engajamento da sociedade no enfrentamento da Emergência Climática. Os conhecimentos produzidos e compartilhados poderão inspirar outros movimentos para a materialização de uma transição ecossocial, fundamental para o momento contemporâneo.
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