FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18425

Palavras-chave:

Complexidade, Educadores Ambientais, Metodologia, Mudanças Climáticas

Resumo

Esta pesquisa versa sobre os resultados iniciais de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e pela Fundação Araucária. O objetivo deste manuscrito é apresentar uma reflexão sobre as alternativas encontradas por um curso de formação em Educação Ambiental e Emergência Climática ao buscar superar algumas fragilidades apontadas quanto a abordagem da Emergência Climática. Apresenta, também, os desdobramentos do referido curso como possibilidades para a avanço do campo da Educação Ambiental no Brasil. Epistemologicamente, o curso se apoiou em uma perspectiva crítica e complexa. Recebeu 871 inscrições de 24 estados brasileiros, além de participantes de outros países. Consideramos que esta pesquisa empreendeu esforços para dar voz a alternativas que possam contribuir com o engajamento da sociedade no enfrentamento da Emergência Climática. Os conhecimentos produzidos e compartilhados poderão inspirar outros movimentos para a materialização de uma transição ecossocial, fundamental para o momento contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Massae Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental.

Daniele Saheb Pedroso, PUCPR

Doutora em Educação (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUCPR.

Anderson de Souza Moser, UFPR

Doutorando em Educação UFPR, Mestre em Educação para a Ciência (Universidade Estadual de Maringá). Professora da Educação Básica.

Referências

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.

ANTÔNIO, J. M.; KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P. Macro-Trends in Brazilian Environmental Education: some reflections based on Morin’s theory of complexity. Pesquisa em Educação Ambiental, [S. l.], Ahead of Print, p. 1-14, 2019.

ARTAXO, P. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p. 53-66, 2020.

BARROS, H. C. L.; PINHEIRO, J. Q. Dimensões psicológicas do aquecimento global conforme a visão de adolescentes brasileiros. Estudos de Psicologia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 173-182, 2013.

FARIA, J. de S.; GUIMARÃES, M. Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais: a “ComVivência Pedagógica”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n.3, p.138-158, 2021.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, E., MEIRA-CARTEA, P.Á. E GUTIÉRREZ-PÉREZ, J. ¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia. Revista Mexicana de Investigación Educativa, [S. l.], v. 25, n. 87, p. 843-872, 2020.

IARED, V. G. Os valores estéticos e éticos no cenário das mudanças do clima. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 39–56, 2017.

IPCC. AR6 Climate Change 2021: The Physical Science Basis. 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/. Acesso em: 13 maio 2022.

JUNGES, A. L.; MASSONI, N. T. O Consenso Científico sobre Aquecimento Global Antropogênico: Considerações Históricas e Epistemológicas e Reflexões para o Ensino dessa Temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 455-491, 2018.

LOUREIRO, C. F. Aspectos históricos, epistemológicos e ontológicos da educação ambiental crítica. In: RODRIGUES, D. G.; SAHEB, D. (org.). Investigações em Educação Ambiental. [S. l.]: CRV, 2018. p. 17-40.

MAIA, J. S. S. Educação ambiental crítica e formação de professores. Curitiba/PR: Appris, 2015.

MEIRA-CARTEA; P. Á.; ARTO-BLANCO, M. Representaciones del cambio climático en estudiantes universitarios en España: aportes para la educación y la comunicación. Educar em Revista, [S. l.], Edição Especial, n. 3, 2014, p. 15-33, 2014.

MENDONÇA, F. de A. Mudanças Climáticas Globais: Controvérsias, Participação Brasileira e Desafios à Ciência. Revista Humboldt, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1-28,2021.

MESQUITA, P. S.; BRAZ, V. S.; MORIMURA, M. M.; BURSZTYN, M. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 181-198, 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014. 407 p.

MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. 6. ed. Lisboa: Publicações. Europa-América, 1999.

MOSER, A. S.; EICHENBERGER, J. R. C. Estado do conhecimento da produção científica brasileira diante da Educação Ambiental em um contexto de Emergência Climática: desafios e perspectivas. In: SILVA, J. B. DA; CAMPOS, M. A. T. (org.). Educação Ambiental: Estudos de Revisão do Campo no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022, v. 1. p. 29-48.

PARDELLAS-SANTIAGO, M.; MEIRA-CARTEA, P. A. Descarboniza! que non é pouco… una experiencia educativa para la emergencia climática. Cuaderno de apuntes. San Sebastián: Observatorio de la Sostenibilidad. Fundación Cristina Enea. 2020. 45 p.

RIPPLE, W. J.; WOLF, C.; NEWSOME, T. M.; GREGG, J. W.; LENTON, T. M.; PALOMO, I.; EIKELBOOM, J. A.; LAW, B. E.; HUQ, S.; DUFFY, P. B.; ROCKSTRÖM, J. World scientists’ warning of a climate emergency 2021. BioScience, [S. l.], v. 71, n. 9, p. 894–898, 2021.

SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. Formação continuada em educação ambiental para professores de educação infantil na visão da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023008, 2023. TAIBO, C. Colapso: capitalismo terminal, transição ecossocial, ecofascismo. Tradução de Marília Andrade Torales Campos e Andréa Macedônio de Carvalho. [S. l.]: Ed. UFPR. 2019.

Publicado

07/06/2024

Como Citar

KATAOKA, A. M.; SAHEB PEDROSO, D.; MOSER, A. de S. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024053, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18425. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18425. Acesso em: 22 nov. 2024.