Educação ambiental popular e mobilização social para a restauração ecológica no Pantanal

Autores

Palavras-chave:

Reflexões., Política Pública., Educação Ambiental Popular., Mobilização social.

Resumo

Este estudo é um convite à reflexão a partir da Educação Ambiental (EA), em especial a partir das atividades que buscam promover a sensibilização para a conservação do Pantanal. O objetivo é compreender, por um lado, o conjunto de atividades econômicas e processos de degradação que afetam o bioma e, por outro, o papel que a EA assume enquanto instrumento de mobilização popular e social na sua conservação e restauração ecológica como empoderamento comunitário. A investigação é de cunho qualitativo e, como método, utilizou-se a pesquisa-ação participante na mobilização e envolvimento social para a conservação das águas do Pantanal e de sua biodiversidade. Foram descritas as ações e a atuação dos atores sociais que incidem politicamente na Bacia do Alto Paraguai (BAP), em especial por ter sofrido, além de com os grandes incêndios, também com a ampliação de atividades econômicas que ocorrem sem a consulta às comunidades tradicionais pantaneiras. 

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949701

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Biografia do Autor

Danúbia da Silva Leão, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Solange Kimie Ikeda-Castrillon, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil.

Doutora em Ciências, enfoque em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

LEÃO, D. da S.; IKEDA-CASTRILLON, S. K. Educação ambiental popular e mobilização social para a restauração ecológica no Pantanal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19497, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19497. Acesso em: 14 jan. 2025.