Educação ambiental popular e mobilização social para a restauração ecológica no Pantanal
Palavras-chave:
reflexões, política pública, educação ambiental popular, mobilização socialResumo
Este estudo é um convite à reflexão a partir da Educação Ambiental (EA), em especial a partir das atividades que buscam promover a sensibilização para a conservação do Pantanal. O objetivo é compreender, por um lado, o conjunto de atividades econômicas e processos de degradação que afetam o bioma e, por outro, o papel que a EA assume enquanto instrumento de mobilização popular e social na sua conservação e restauração ecológica como empoderamento comunitário. A investigação é de cunho qualitativo e, como método, utilizou-se a pesquisa-ação participante na mobilização e envolvimento social para a conservação das águas do Pantanal e de sua biodiversidade. Foram descritas as ações e a atuação dos atores sociais que incidem politicamente na Bacia do Alto Paraguai (BAP), em especial por ter sofrido, além de com os grandes incêndios, também com a ampliação de atividades econômicas que ocorrem sem a consulta às comunidades tradicionais pantaneiras.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949701
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, B. P. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. 2007.
Monografia (Curso de Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007.
ALVES PEREIRA, V.; SILVA, R. F.; RAMÍREZ-SÁNCHEZ, M. Y. Educação Ambiental Popular na América Latina e Caribe e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: incongruências e desafios. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, São João Nepomuceno, v. 13, n. 1, p. 92-113, 2022. DOI: http://doi.org/10.31072/rcf.v13i1.1050.
CALHEIROS, D. F.; OLIVEIRA, M. D.; PADOVANI, C. R. Hydro-ecological processes and anthropogenic impacts on the ecosystem services of the Pantanal Wetland. In: IORIS, A.A.R. (ed.). Tropical Wetland Management: The South-American Pantanal and the International Experience. Farnham, UK: Ashgate Publishing. p. 29-57. 2012.
CUNHA, C. N.; PIEDADE, M. T. F.; JUNK, W. J. Classificação e Delineamento das Áreas Úmidas Brasileiras e de seus Macrohabitats. Cuiabá: EdUFMT, 2014.
DUSSEL, E. Alguns princípios para uma ética ecológica material de libertação (relações entre a vida na terra e a humanidade). In: PIXLEY, J. (ed.). Por um mundo diferente: alternativas para o mercado global. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 23.
FAÇANHA, C. L.; SILVA, C. J. Caracterização da Colônia de Pescadores Z2 de Cáceres em Mato Grosso. Interações, Cáceres, v. 18, p. 129-136, 2017.
FERREIRA, L. C.; SELEGUIM, F. B. A Emergência Climática: governança multinível e multiatores no contexto brasileiro. Curitiba: Editora CRV, 2023.
GUERRA, S. As mudanças climáticas como catástrofe global e o refugiado ambiental. Revista Estudos Institucionais, Brasília, v. 7, n. 2, p. 537-559, 2021. DOI: http://doi.org/10.21783/rei.v7i2.641.
IKEDA-CASTRILLON, S. K. et al. Projeto de Restauração da Biodiversidade, Conservação das Águas e Prevenção dos Incêndios das Áreas Úmidas do Pantanal Estação Ecológica de Taiamã: Relatório Semestral. Cáceres: Instituto Gaia, 2023.
IKEDA-CASTRILLON, S. K. et al. The Pantanal: a seasonal neotropical wetland under threat. In: Brinkmann, R. (eds.). The Palgrave Handbook of Global Sustainability. Cham: Springer International Publishing, 2022. pp 1-27. DOI: http://doi.org/10.1007/978-3-030-38948-2_36-1.
INSTITUTO GAIA. A vida ameaçada – documentário. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sx0Jc7YzZmY. Acesso em: 19 jun. 2024.
INSTITUTO GAIA. Vídeos Instituto Gaia Pantanal. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/c/InstitutoGaiaPantanal. Acesso em: 19 jun. 2024.
INSTITUTO GAIA. Convite para a Construção do Pacto pela Restauração do Pantanal. 2020. Disponível em: Instituto Gaia Pantanal. Vídeos: https://www.youtube.com/c/InstitutoGaiaPantanal. Acesso em: 19 jun. 2024.
JODELET, D. Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 33, n. 2, p. 423-442, 2018.
JUNK, W. J. et al. Biodiversity and its conservation in the Pantanal of Mato Grosso, Brazil. Aquatic Sciences, Basel, v. 68, n. 3, p. 278-309, 2006. DOI: http://doi.org/10.1007/s00027-006-0851-4.
JUNK, W. J. et al. The Pantanal: a large South American wetland and its position in limnological theory. In: Junk, W. J. et al. (eds.). The Pantanal: ecology, biodiversity and sustainable management of a tlarge neotropical seasonal wetland. Moscow: Pensoft, 2011. p. 23-46.
JUNK, W. J.; SILVA, C. J. O conceito do pulso de inundação e suas implicações para o Pantanal de Mato Grosso. In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 2.,1999, Corumbá. Anais [...]. Corumbá, MS: EMBRAPA CPAP, 1999. p. 17-28.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. DOI: http://doi.org/10.1590/S1414-753X2014000100003.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. D. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2011.
LÁZARO, W. L. et al. Climate change reflected in one of the largest wetlands in the world: an overview of the Northern Pantanal water regime. Acta Limnologica Brasiliensia, São Carlos, v. 32, p. e104, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/s2179-975x7619.
LEANDRO, G. R. D. S.; SOUZA, C. A. D. Pantanal de Cáceres: composição granulométrica dos sedimentos de fundo no rio Paraguai entre a foz do rio Cabaçal e a cidade de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Revista Ambiente & Água, São Carlos, v. 7, n. 2, p. 263-276, 2012. DOI: http://doi.org/10.4136/ambi-agua.876.
LEÃO, D. S. et al. Dialogues to make a pact for the restoration of the Pantanal. Paraíba: Gaia Scientia, 2022.
LEFF, E. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
MAMEDE, S. B.; ALHO, C. J. Response of wild mammals to seasonal shrinking-and-expansion of habitats due to flooding regime of the Pantanal, Brazil. Brazilian Journal of Biology, Rio de Janeiro, v. 66, n. 4, p. 991-998, 2006. DOI: http://doi.org/10.1590/S1519-69842006000600006.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. PLANAVEG 2.0: o fortalecimento da política e do plano nacionais de recuperação da vegetação nativa. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=__6MHk7A0eU. Acesso em: 25 set. 2024.
NEVES, E. M. S. C. Mudança, desmonte de políticas e defesa do meio ambiente no Brasil. Sustainability in Debate, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 42-57, 2023. DOI: http://doi.org/10.18472/SustDeb.v14n1.2023.46600.
PEDDE, S.; KROEZE, C.; RODRIGUES, L. N. Escassez hídrica na América do Sul: Situação Atual e Perspectivas Futuras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS: ÁGUA. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, 20., Bento Gonçalves. Anais [...]. São Paulo: ABRH; 2013. p. 1-8.
PIERONI, J. P.; BRANCO, K. G. R.; FERREIRA, G. C Avaliação do Estado de Conservação de Nascentes em Microbacias Hidrográficas. Geociências, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 185-193, 2019. DOI: http://doi.org/10.5016/geociencias.v38i1.12477.
PINTO, V. P. S.; ZACARIAS, R. Crise ambiental: adaptar ou transformar? As diferentes concepções de educação ambiental diante deste dilema. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 39-54, 2010.
RAMSAR. Manual da Convenção de Ramsar: Guia da Convenção sobre Pântanos (Ramsar, Irã,1971). 4. ed. Glândula: Secretariado da Convenção de Ramsar, 2006.
SATO, M.; DALLA-NORA, G. Turbilhão de Ventanias e Farrapos, entre Brisas e Esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, 2021. 520 p.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.
SHIVA, V. Guerras por água: privatização, poluição e lucro. Tradução Georges Kormikiaris. São Paulo: Radical Livros, 2006. Disponível em: https://dokumen.pub/qdownload/guerras-por-agua-privatizaaopoluiao-e-lucro.html. Acesso em: 10 fev. 2024.
SILVA, C. J. et al. Biodiversity and its drivers and pressures of change in the wetlands of the Upper Paraguay–Guaporé Ecotone, Mato Grosso (Brazil). Land Use Policy, Oxford, v. 47, p. 163-178, 2015. DOI: http://doi.org/10.1016/j.landusepol.2015.04.004.
SILVA, R.; JABER-SILVA, M. O mapa social e a educação ambiental, diálogos de um mapeamento participativo no Pantanal, Mato Grosso, Brasil. Revista Educação Pública, Porto Alegre, v. 24, n. 55, p. 201-221, 2015.
SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. DOI: http://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200010.
SOUZA, C. A.; LANI, J. L.; SOUSA, J. B. Origem e evolução do pantanal mato-grossense. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA/REGIONAL CONFERENCE ON GEOMORPHOLOGY, 6., Goiânia. Anais [...]. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2006. p. 6-10.
SOUZA, T. Z. A educação ambiental popular: contribuições em práticas sociais. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 60-70, 2018.
UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Documento Final/Plano Internacional de Implementação. Brasília, DF: Unesco, 2005.
VEIGA, M. M.; FERNANDES, R. C. Poconé: um campo de estudos do impacto ambiental do garimpo. Rio de Janeiro: CETEM/CNPQ, 1991.
WANTZEN, K. M.; DRAGO, E.; DA SILVA, C. J. S. Aquatic habitats of Upper Paraguai Riverfloodplain-system and parts of the Pantanal (Brazil). Ecohydrology & Hydrobiology, Varsóvia, v. 6, n. 2, p. 107-126, 2005.
ZANATTA, S. S.; MACIEL, J. C. Pantanal ameaçado: as contradições em torno das narrativas para produção de energia hídrica. Revista Brasileira de Meio Ambiente, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 2-11, 2020.
ZHANG, Y.; KONG, Z. Changes in wetland salinity, human activity and wetland vegetation abundances over the past 900 years. Global and Planetary Change, Amsterdam, v. 182, p. 103000, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danúbia da Silva Leão, Solange Kimie Ikeda-Castrillon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.