Formação de professores e professoras do campo, das águas e das florestas com valorização dos saberes tradicionais das Amazônias
Palavras-chave:
formação de professores, território, educação do campo, saberes tradicionais, AmazôniaResumo
Este artigo aborda a formação continuada de professores e professoras da Educação Básica realizada no âmbito do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense, considerando os desafios existentes nesses territórios e a garantia do direito à educação dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia Paraense. Sua construção assenta-se nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, ao considerar em suas análises, os processos de formação de professores e professoras inseridos nas relações de produção da sociedade atual. Os resultados revelam a intrínseca relação entre formação humana-vida-trabalho-território nos processos educativos construídos com os sujeitos do campo com a afirmação dos direitos históricos a todos/as que vivem e resistem nos territórios da Amazônia paraense. Concluímos que os processos de formação continuada de professoras e professores do campo necessitam estar caminhando lado a lado com a agenda do direito ao trabalho e à vida com dignidade no território dos povos das Amazônias; assentados em três referentes importantes: a memória coletiva, os saberes tradicionais e a práxis educativa.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1950201
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nᵒ 579, de 02 de julho de 2013. Institui a Escola da Terra. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 126, 3 jul. 2013.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 60-81, 2003.
CALDART, R. S. Educação do Campo 20 anos: um balanço da construção político-formativa. In: GUEDES, C. G. et al. (ed.). Memória dos 20 anos da educação do campo e do Pronera. Brasília: Universidade de Brasília, 2018. p. 117-230. Disponível em: https://fonec.org/wp-content/uploads/2021/04/Memoria-dos-20-anos-da-educacao-do-campo-e-do-PRONERA_16.04.2021.-1.pdf. Acesso em: 08 jul. 2024.
Caldart, R. S. Função Social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Imbé: UFRGS, Campus Litoral, 2020. (Digitalizado).
CORDEIRO DA SILVA, K. A. C. P. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, A. M. C.; LIMA, Á. M; SENA, I. P. F. S. (org.). Diálogos críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 102-122.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2005.
HAGE, S. M. Amazonizando a Educação e o Mundo com Convivências e Transgressões. Belém: UFPA, 2023. (Memorial defendido para obtenção de Título de Professor Titular na carreira docente da UFPA).
Hage, S. M. M.; Silva, H. S. A.; Farias, M. C.G. Alternância Pedagógica como estratégia de formação dos Educadores do Campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Belém-PA: I Reunião da ANPED Norte, 2016. (Comunicado digitalizado).
Hage, S. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. DOI: http://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531.
MASSON, G.; FLACH, S. F. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ciudad de México, v. 3, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12384. Acesso em: 10 jul. 2024.
Porto-Gonçalves, C. W. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.
PROGRAMA ESCOLA DA TERRA. Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense. Belém: Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Salomão Antônio Mufarrej Hage, Maria da Conceição dos Santos Costa, Hellen do Socorro de Araújo Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.