Formação de professores e professoras do campo, das águas e das florestas com valorização dos saberes tradicionais das Amazônias

Autores

  • Salomão Antônio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação, Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2859-1346
  • Maria da Conceição dos Santos Costa Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8256-068X
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação e Cultura, Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5443-2373

Palavras-chave:

formação de professores, território, educação do campo, saberes tradicionais, Amazônia

Resumo

Este artigo aborda a formação continuada de professores e professoras da Educação Básica realizada no âmbito do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense, considerando os desafios existentes nesses territórios e a garantia do direito à educação dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia Paraense. Sua construção assenta-se nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, ao considerar em suas análises, os processos de formação de professores e professoras inseridos nas relações de produção da sociedade atual. Os resultados revelam a intrínseca relação entre formação humana-vida-trabalho-território nos processos educativos construídos com os sujeitos do campo com a afirmação dos direitos históricos a todos/as que vivem e resistem nos territórios da Amazônia paraense. Concluímos que os processos de formação continuada de professoras e professores do campo necessitam estar caminhando lado a lado com a agenda do direito ao trabalho e à vida com dignidade no território dos povos das Amazônias; assentados em três referentes importantes: a memória coletiva, os saberes tradicionais e a práxis educativa.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1950201

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Biografia do Autor

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação, Belém, PA, Brasil

Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, PA, Brasil

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciatura em Pedagogia (UFPA) e Educação Física (UEPA). Instituto de Ciências da Educação - Faculdade de Educação Física.

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação e Cultura, Belém, PA, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017).

Referências

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Publicado

11/03/2025

Como Citar

HAGE, S. A. M.; COSTA, M. da C. dos S.; SILVA, H. do S. de A. Formação de professores e professoras do campo, das águas e das florestas com valorização dos saberes tradicionais das Amazônias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19502, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19502. Acesso em: 16 jun. 2025.

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