Formação de professores e professoras do campo, das águas e das florestas com valorização dos saberes tradicionais das Amazônias

Autores

  • Salomão Antônio Mufarrej Hage Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-2859-1346
  • Maria da Conceição dos Santos Costa Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-8256-068X
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Campus Universitário do Tocantins- Cametá, Universidade Federal do Pará. https://orcid.org/0000-0002-5443-2373

Palavras-chave:

Formação de Professores; Território; Educação do Campo; Saberes Tradicionais; Amazônia.

Resumo

Este artigo aborda a formação continuada de professores e professoras da Educação Básica realizada no âmbito do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense, considerando os desafios existentes nesses territórios e a garantia do direito à educação dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia Paraense. Sua construção assenta-se nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, ao considerar em suas análises, os processos de formação de professores e professoras inseridos nas relações de produção da sociedade atual. Os resultados revelam a intrínseca relação entre formação humana-vida-trabalho-território nos processos educativos construídos com os sujeitos do campo com a afirmação dos direitos históricos a todos/as que vivem e resistem nos territórios da Amazônia paraense. Concluímos que os processos de formação continuada de professoras e professores do campo necessitam estar caminhando lado a lado com a agenda do direito ao trabalho e à vida com dignidade no território dos povos das Amazônias; assentados em três referentes importantes: a memória coletiva, os saberes tradicionais e a práxis educativa.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1950201

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Biografia do Autor

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará.

Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Maria da Conceição dos Santos Costa, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará.

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciatura em Pedagogia (UFPA) e Educação Física (UEPA). Instituto de Ciências da Educação - Faculdade de Educação Física.

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Campus Universitário do Tocantins- Cametá, Universidade Federal do Pará.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

HAGE, S. A. M.; COSTA, M. da C. dos S.; SILVA, H. do S. de A. Formação de professores e professoras do campo, das águas e das florestas com valorização dos saberes tradicionais das Amazônias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19502, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19502. Acesso em: 14 jan. 2025.