Oficina de letramento no ensino superior
Visão de alunos acerca de suas condições de escrita e leitura
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18482Palavras-chave:
Gênero acadêmico, Letramento, Leitura, Escrita, Ensino superior, Educação e FonoaudiologiaResumo
Pesquisas apontam que um número significativo de pessoas que ingressam no Ensino Superior (ES) apresenta relações e conhecimentos restritos com as práticas de leitura e escrita. Este estudo objetivou analisar as falas dos estudantes de graduação e pós-graduação acerca de suas condições de leitura e escrita antes e após a participação numa Oficina de Letramento desenvolvida no contexto do ES a partir de categorias que emergiram das respostas fornecidas: Gênero Discursivo, Autoria e Posição Responsiva. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob o número 69021617.9.000.8040. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com orientação teórico-metodológica por meio da análise do discurso a partir de pressupostos bakhtinianos. Foram sujeitos da pesquisa 5 alunos que participaram de uma Oficina de Letramento realizada numa Instituição de ES do estado do Paraná. O resultado das análises realizadas comprova uma diminuição das inseguranças e sofrimentos desses estudantes frente aos textos pertencentes aos gêneros acadêmicos (GA).
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