Oficina de letramento no ensino superior

Visão de alunos acerca de suas condições de escrita e leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18482

Palavras-chave:

Gênero acadêmico, Letramento, Leitura, Escrita, Ensino superior, Educação e Fonoaudiologia

Resumo

Pesquisas apontam que um número significativo de pessoas que ingressam no Ensino Superior (ES) apresenta relações e conhecimentos restritos com as práticas de leitura e escrita. Este estudo objetivou analisar as falas dos estudantes de graduação e pós-graduação acerca de suas condições de leitura e escrita antes e após a participação numa Oficina de Letramento desenvolvida no contexto do ES a partir de categorias que emergiram das respostas fornecidas: Gênero Discursivo, Autoria e Posição Responsiva. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob o número 69021617.9.000.8040. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com orientação teórico-metodológica por meio da análise do discurso a partir de pressupostos bakhtinianos. Foram sujeitos da pesquisa 5 alunos que participaram de uma Oficina de Letramento realizada numa Instituição de ES do estado do Paraná. O resultado das análises realizadas comprova uma diminuição das inseguranças e sofrimentos desses estudantes frente aos textos pertencentes aos gêneros acadêmicos (GA).

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Biografia do Autor

Isabela Jordão de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana.

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Doutorado em História (PUCPR).

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

CAMARGO, I. J. de; BERBERIAN, A. P. Oficina de letramento no ensino superior: Visão de alunos acerca de suas condições de escrita e leitura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023082, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18482. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18482. Acesso em: 23 dez. 2024.