Classes hospitalares

Organização, funcionamento e formação docente no interior do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18855

Palavras-chave:

Classes Hospitalares, Educação Especial, Formação de professores

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa de mestrado que objetivou compreender a organização e o funcionamento de classes hospitalares, bem como a formação inicial e continuada de professores em um hospital público do estado de São Paulo. Participaram do estudo três professoras de classes hospitalares. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como procedimento de coleta dos dados. Os dados indicaram que a formação inicial das professoras não foi suficiente para suprir os conhecimentos exigidos para a atuação no ambiente hospitalar, expondo a relevância da formação continuada. As condições físicas e materiais das classes hospitalares do mesmo hospital são díspares, criando desigualdades na educação ofertada. Durante a pandemia da COVID-19, o serviço foi suspenso, e os estudantes hospitalizados não tiveram garantido seu direito à educação. Conclui-se que o atendimento escolar hospitalar ainda necessita de mais legislações específicas quanto ao ensino hospitalar no que tange à organização, ao funcionamento, à formação inicial e continuada de professores.

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Biografia do Autor

Isabella Maria Cruz Fantacini, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC.

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

FANTACINI, I. M. C.; PEDROSO, C. C. A. Classes hospitalares: Organização, funcionamento e formação docente no interior do estado de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023164, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18855. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18855. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos