Classes hospitalares

Organização, funcionamento e formação docente no interior do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18855

Palavras-chave:

Classes Hospitalares, Educação Especial, Formação de professores

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa de mestrado que objetivou compreender a organização e o funcionamento de classes hospitalares, bem como a formação inicial e continuada de professores em um hospital público do estado de São Paulo. Participaram do estudo três professoras de classes hospitalares. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como procedimento de coleta dos dados. Os dados indicaram que a formação inicial das professoras não foi suficiente para suprir os conhecimentos exigidos para a atuação no ambiente hospitalar, expondo a relevância da formação continuada. As condições físicas e materiais das classes hospitalares do mesmo hospital são díspares, criando desigualdades na educação ofertada. Durante a pandemia da COVID-19, o serviço foi suspenso, e os estudantes hospitalizados não tiveram garantido seu direito à educação. Conclui-se que o atendimento escolar hospitalar ainda necessita de mais legislações específicas quanto ao ensino hospitalar no que tange à organização, ao funcionamento, à formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Maria Cruz Fantacini, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC.

Referências

ASSIS, W. de. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo, SP: Phorte, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.

BARROS, A. S. S. e. Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares. Cadernos Cedes, v. 27, n. 73, p. 257-278, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/3848/3/015.%20pdf.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 4 mar. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, DF: MEC, Seesp, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

COVIC, A. N.; OLIVEIRA, F. A. M. de. O aluno gravemente enfermo. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020.

CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

DANTAS, J. L. L. “VIVER É MUITO PERIGOSO” A PRÁTICA PEDAGÓGICA HOSPITALAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma reflexão à luz de Grande Sertão: Veredas. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 226-236, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23766/16781. Acesso em: 18 jan. 2022.

GATTI, B.; BARRETO, E. S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafio. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184682. Acesso em: 19 mar. 2021.

GOMES, J. O.; RUBIO, J. de A. S. Pedagogia hospitalar: a relevância da inserção do ambiente escolar na vida da criança hospitalizada. Revista Eletrônica Saberes da Educação. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2012. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3-n1-2012/Janaina.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo, SP: Memnon, 2008.

FONSECA, E. S. da. A escolaridade na doença. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 45, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40211/pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

FONTES, R. de S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-138, 2005a. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a10.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.

FONTES, R. de S. O desafio da educação no hospital. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. II, n. 64, 2005b. Disponível em: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/60/odesafiodaeducacaonohospital.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

FONTES, R. de S. Da classe à pedagogia hospitalar: a educação para além da escolarização. LINHAS, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 72-92, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/23364992/Da_Classe_%C3%A0_Pedagogia_Hospitalar_a_educa%C3%A7%C3%A3o_para_al%C3%A9m_da_escolariza%C3%A7%C3%A3o_From_Class_to_Pedagogy_in_Hospital_the_education_beyond_the_school_De_la_Clase_a_la_Pedagog%C3%ADa_Hospitalar_una_educaci%C3%B3n_para_m%C3%A1s_all%C3%A1_de_la_escolarizaci%C3%B3n. Acesso em: 29 jul. 2020.

LIMA, R. S. de. Classes hospitalares e COVID-19: a (des)prática pedagógica hospitalar em tempos de pandemia. Revista Educação Básica em Foco, Goiânia, v. 2, n. 4, p. 1-5, 2021. Disponível em:https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/ArtigosFluxoCont/Classes_hospitalares_e_covid19%20(1).pdf. Acesso em: 9 set. 2021.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MANZINI, E. J. Análise de entrevista. Marília, SP: ABPEE, 2020.

NASCIMENTO, D. D. P.; FLORÃO, L. B. L. D.; LOZZA, S. I. Formação docente como elemento para o direito à educação. In: MENEZES, C. V. A.; NASCIMENTO, D. D. P.; LOZZA, S. I. (org.). Direito à educação: hospitalar e domiciliar. Maringá, PR: A. R. Publisher, 2018.

PEDROSO, C. C. A. Os cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo e a formação do professor na perspectiva da educação inclusiva: o que indicam as matrizes curriculares. In: POKER, R. B.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. (org.). Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica; Marília, SP: Oficina Universitária, 2016. E-book.

PEDROSO, C. C. A. et al. Cursos de Pedagogia: indícios de inovação na formação de professores polivalentes. In: PEDROSO, C. C. A. et al. (org.). Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo, SP: Cortez, 2019.

PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE 71, de 22 de dezembro de 2016. Dispõe sobre o atendimento escolar a alunos em ambiente hospitalar e dá providências correlatas. São Paulo, SP: [s. n.], 2016. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/71_16.HTM?Time=31/08/2020%2015:33:09. Acesso em: 30 ago. 2020.

SZYMANSKI, H. (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília, DF: Líber, 2011.

TINÓS, L. M. S.; MAZER-GONÇALVES, S. M. O curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar: os caminhos da formação pelo olhar de graduandos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 117-127, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36991/pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

VENÂNCIO, A. C. L.; PETERS, I. A prática de docência no hospital: do discurso ao exercício do direito. In: MENEZES, C. V. A.; NASCIMENTO, D. D. P.; LOZZA, S. I. (orgs.). Direito à educação: hospitalar e domiciliar. Maringá, PR: A. R. Publisher, 2018.

VENÂNCIO, A. C. L.; PETERS, I.; COSTA, M. S. W. (Re)Existências no atendimento hospitalar durante a pandemia: redimensionamento da docência sob enfoque colaborativo. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 6., 2020. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize, 2020.

Publicado

28/12/2023

Como Citar

FANTACINI, I. M. C.; PEDROSO, C. C. A. Classes hospitalares: Organização, funcionamento e formação docente no interior do estado de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023164, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18855. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18855. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos