PRÁTICAS INOVADORAS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18860

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Práticas inovadoras, Pensamento criativo, Formação de professores, Resolução de problemas

Resumo

A formação continuada como espaço de reflexão atenta, precisa prover junto aos professores, implicações e inferências de o estudante estar no centro do processo de aprendizado. Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de práticas inovadoras para o desenvolvimento do pensamento criativo e aprendizagem da Matemática com professores em formação continuada. Apoiada na pesquisa documental e de abordagem qualitativa, esta pesquisa destaca vivências experienciadas nas formações de professores por meio de práticas inovadoras e no desenvolvimento do pensamento criativo. As discussões apresentadas são fruto da reflexão das autoras a partir de várias formações realizadas e a metodologia utilizada foi na e pela ação, de cunho colaborativo-participativo. Este artigo se constitui um documento auxiliar para a formação continuada do professor, apontando a importância de se explorar práticas inovadores junto aos professores para que eles vivenciem, discutam e criem propostas de desenvolvimento do pensamento criativo.

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Biografia do Autor

Maria Antònia Pujol Maura, Universidade de Barcelona (UB), Barcelona – Catalunha – Espanha.

Maria Antònia Pujol Maura - Licenciada en Filosofía e Letras, especialista em Pedagogía Sistemática. Doutora em Filosofia e em Ciencias da Educação. Professora Honorífica da Faculdade de Educação da Universidade de BarcelonaEspanha. Foi Secretaria Acadêmica da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Barcelona. Madrinha de Doctor Honoris Causa de la Universidad de Barcelona al Dr. Edgar Morin. 

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC – Brasil.

Doutora em Educação para Ciência pela UNESP, campus Bauru, São Paulo, Brasil. Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus Rio Claro, São Paulo, Brasil e licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Atualmente sou professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil.

Doutora em Educação e Sociedade. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP e Universidade Regional de Blumenau – FURB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4093517754029600

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

MAURA, M. A. P.; SILVA, V. C. da; SIMÃO, V. L. PRÁTICAS INOVADORAS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024078, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18860. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18860. Acesso em: 14 dez. 2024.

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