PRÁTICAS INOVADORAS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18860Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Práticas inovadoras, Pensamento criativo, Formação de professores, Resolução de problemasResumo
A formação continuada como espaço de reflexão atenta, precisa prover junto aos professores, implicações e inferências de o estudante estar no centro do processo de aprendizado. Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de práticas inovadoras para o desenvolvimento do pensamento criativo e aprendizagem da Matemática com professores em formação continuada. Apoiada na pesquisa documental e de abordagem qualitativa, esta pesquisa destaca vivências experienciadas nas formações de professores por meio de práticas inovadoras e no desenvolvimento do pensamento criativo. As discussões apresentadas são fruto da reflexão das autoras a partir de várias formações realizadas e a metodologia utilizada foi na e pela ação, de cunho colaborativo-participativo. Este artigo se constitui um documento auxiliar para a formação continuada do professor, apontando a importância de se explorar práticas inovadores junto aos professores para que eles vivenciem, discutam e criem propostas de desenvolvimento do pensamento criativo.
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