As implicações da organização curricular na práxis pedagógica de docentes

Autores

Palavras-chave:

Currículo, formação docente, práxis pedagógica

Resumo

Este ensaio objetiva compreender as implicações da organização curricular na práxis pedagógica que
fomenta os processos de formação e atuação docente. Justifica-se pela necessidade de discutir a práxis
como forma de ruptura com os elementos perniciosos que o neoliberalismo tem imposto à educação.
Destarte, esse ensaio de cunho qualitativo encontra-se esteado em aportes teóricos que discutem
sobre o assunto em tela. Com base em estudos epistemológicos e nas reflexões construídas a partir da
problematização da temática, foi inferido que o currículo projeta as concepções políticas, econômicas e
sociais hegemônicas, impelindo que os processos de formação e atuação docente encontrem dificuldades
em serem concebidos segundo a perspectiva da práxis pedagógica, que por sua vez, advoga a articulação
entre reflexão e ação. Assim, se percebe a necessidade de refletir acerca do atual sistema de ensino e
das propostas curriculares que o rege e, dessa forma, corroborar com os estudos concernentes.

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Biografia do Autor

Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – Ceará (CE) – Brasil. Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE).

Ana Cristina de Moraes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – Ceará (CE) – Brasil. Resumo sobre o autor (CARGO E DEPARTAMENTO). Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ (PQ2). Agências financiadoras: CNPQ e FUNCAP.

Eloilma Moura Siqueira Macedo, Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Fortaleza. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – Ceará (CE) – Brasil. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) por meio do convênio com a Secretaria Municipal de Educação – SME/Fortaleza. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGArtes-IFCE). Graduada em Artes Visuais pelo IFCE. Graduada em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membra do grupo de pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História (IARTEH-UECE). Professora efetiva de Arte da rede municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará.

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Arquivos adicionais

Publicado

18/07/2024

Como Citar

GADÊLHA, M. L. de S. L.; DE MORAES, A. C.; MACEDO, E. M. S. As implicações da organização curricular na práxis pedagógica de docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e18930, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18930. Acesso em: 6 out. 2024.

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Seção

Artigos teóricos

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