As implicações da organização curricular na práxis pedagógica de docentes
Palavras-chave:
Currículo, formação docente, práxis pedagógicaResumo
Este ensaio objetiva compreender as implicações da organização curricular na práxis pedagógica que
fomenta os processos de formação e atuação docente. Justifica-se pela necessidade de discutir a práxis
como forma de ruptura com os elementos perniciosos que o neoliberalismo tem imposto à educação.
Destarte, esse ensaio de cunho qualitativo encontra-se esteado em aportes teóricos que discutem
sobre o assunto em tela. Com base em estudos epistemológicos e nas reflexões construídas a partir da
problematização da temática, foi inferido que o currículo projeta as concepções políticas, econômicas e
sociais hegemônicas, impelindo que os processos de formação e atuação docente encontrem dificuldades
em serem concebidos segundo a perspectiva da práxis pedagógica, que por sua vez, advoga a articulação
entre reflexão e ação. Assim, se percebe a necessidade de refletir acerca do atual sistema de ensino e
das propostas curriculares que o rege e, dessa forma, corroborar com os estudos concernentes.
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