Estudo de caso sobre a inclusão de alunos da educação especial no ensino superior
Palavras-chave:
Acessibilidade, Educação especial, Ensino superior, InclusãoResumo
No Brasil, debates relacionados à educação inclusiva no ensino superior ainda são recentes, sendo cruciais no avanço de marcos legais e na democratização do acesso do público-alvo da educação especial. No âmbito inclusivo, as instituições de ensino superior (IES) possuem um papel social fundamental para o desenvolvimento de uma educação mais justa e inclusiva, sendo responsável pela difusão de conhecimentos, formação crítica e fomentação de debates. O presente estudo tem como finalidade abordar as principais ações adotadas por uma universidade para fornecer uma educação mais inclusiva para o público-alvo da educação especial, no âmbito de acesso, permanência e êxito no ensino superior. As informações foram obtidas através de entrevistas com servidores e um acadêmico, com deficiência física, do curso de Engenharia Civil. Os resultados mostraram que a instituição vem se adequando às políticas públicas de inclusão, desenvolvendo ações de apoio à aprendizagem para que estes alunos concluam os cursos com êxito.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1898401
Downloads
Referências
ALFALLAJ, F. S. S.; AL-Ma’amari, A. A. H.; ALDHALI, F. I. A. Education of university students: cultural perceptions on technology of English learning. International Journal of Electrical Engineering Education, London, v. 60, n. 1, p. 3610-3624, 2023. DOI: http://doi.org/10.1177/0020720920984323.
ANGHEL, O. I. Problems generated by poor support of young talented people. Review of Artistic Education, Iași, v. 18, n. 1, p. 287-292, 2019. DOI: http://doi.org/10.2478/rae-2019-0032.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. p. 147.
BAKOGIANNIS, A. Exploring inclusive teaching practices of English for Academic Purposes (EAP) in Higher Education (HE): a call for systemic change. Journal of Learning Development in Higher Education, London, v. 31, n. 31, 2024. DOI: http://doi.org/10.47408/jldhe.vi31.1282.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 13563, 16 jul. 1990.
BRASIL. Portaria nº 1793, dezembro de 1994. Dispõe sobre a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1994a.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial – SEESP. Política Nacional de Educação Especial: Educação Especial um direito assegurado. Brasília: MEC, 1994b. (Livro 1).
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, col. 1, 23 dez. 1996a. PL 1258/1988.
BRASIL. Aviso Circular nº 277/96. Dirigido aos Reitores das IES solicitando a execução adequada de uma política educacional dirigida aos portadores de necessidades especiais. Brasília, DF, 1996b.
BRASIL. Decreto nº 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1999.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1/02, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Portaria n° 3284, 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nov. 2003.
BRASIL. Decreto nº 5296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n° 10.048 e 10.098 com ênfase na Promoção de Acessibilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2004.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
BRASIL. Decreto nº 7611, 17 de novembro de 2011 - Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011.
BRASIL. Lei nº 13146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 2, col. 2, 7 jul. 2015a. SCD 4/2015.
BRASIL. Lei nº 13234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 dez. 2015b.
BRASIL. Lei nº 13409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 29 dez. 2016.
BRASIL. Decreto nº 9034, 20 de abril de 2017. Altera o Decreto n º 7.824, de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei n º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da Educação Superior 2023: divulgação dos resultados. Brasília, DF, 3 out. 2024.
BRIDI FILHO, C. A.; OLIVEIRA, J. J. M.; RODRIGUES, T. P. Altas habilidades e deficiência intelectual: práticas e pensamentos em uma instituição privada de educação superior. In: PAVÃO, A. C. O; PAVÃO, S. M. O. (ed.). Estratégias pedagógicas e inclusivas na Educação Superior. Santa Maria: FACOS, UFSM, 2018.
BUNDOTICH, S. Perception of the gifted students on the influence of mentorship and counselling services on academic performance. A case of Uasin Gishu County, Kenya. International Journal of Research and Innovation in Social Science, Gurgaon, v. 8, n. 7, p. 2454-6186, 2024. DOI: http://doi.org/10.47772/IJRISS.2024.807085.
CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, Belo Horizonte, n. 3, p. 55-70, 2017. DOI: http://doi.org/10.1590/0104-4060.41046.
CAMACHO, A.; MESSINA, J.; BARRERA, J. U. The expansion of higher education in Colombia: bad students or bad programs? New York: SSRN, 2017. n. 13. DOI: http://doi.org/10.2139/ssrn.2921965
CAMACHO-ZUÑIGA, C.; JULIO-RAMOS, G.; ZAVALA, G. Higher education for students with disabilities: an overview through the lens of text min. In: 2023 FUTURE OF EDUCATIONAL INNOVATION-WORKSHOP SERIES DATA IN ACTION, 2023, Monterrey, Mexico. Proceedings [...]. New York: IEEE, 2023. p. 1-6. DOI: http://doi.org/10.1109/ IEEECONF56852.2023.10104685.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
CANTORANI, J. R. H. et al. Acessibilidade e a inclusão em uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da lei nº 13409. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250016, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/ S1413-24782020250016.
CAZCO, S. A. et al. Attention to special educational needs in highly gifted university students: impact on training and inclusivity. Migration Letters: an International Journal of Migration Studies, London, v. 21, n. S7, p. 1415-1426, 2024. DOI: http://doi.org/10.59670/ml.v21iS8.9005.
DAMYANOV, K. Effective pedagogical strategies and support mechanisms for enhancing the learning outcomes of students with special educational needs: a systematic approach. International Journal of Scientific Research and Management, Gurgaon, v. 12, n. 10, p. 3700-3718, 2024. DOI: http://doi.org/10.18535/ijsrm/v12i10.el03.
DAYSO, A. L. et al. Challenges and practices of education teachers on inclusive education. Cognizance Journal of Multidisciplinary Studies, Stockholm, v. 5, n. 1, p. 147-156, 2025. DOI: http://doi.org/10.47760/cognizance.2025. v05i01.012.
FERRARI, M. A. L. D.; SEKKEL, M. C. Educação Inclusiva no Ensino Superior: um novo desafio. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 27, n. 4, p. 636-647, 2007.
FERREIRA, S. L. Ingresso, permanência e competência: uma realidade possível para universitários com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 13, n. 1, p. 43-60, 2007. DOI: http://doi.org/10.1590/S1413-65382007000100004.
FERREIRA, J. G. Acessibilidade de publicações científicas digitais: boas práticas para pessoas autoras e gestoras. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.
FILIPPOU, K.; ACQUAH, E. O.; BENGS, A. Inclusive policies and practices in higher education: a systematic literature review. Review of Education, London, v. 13, n. 1, e70034, 2025. DOI: http://doi.org/10.1002/rev3.70034.
GARCÍA, O. E. H.; GONZÁLEZ, L. E. P. Expectativas de los estudiantes hacia la educación superior: influencia de variables familiares, personales y escolares. Sociologica, Bolonha, v. 34, n. 98, p. 221-251, 2019.
GALICIA, A. R. Differentiation for today’s gifted learners. In: NEAL, T. (ed.). Strategies and considerations for educating the academically gifted. Pennsylvania: IGI Global Scientific Publishing, 2023. p. 50- 73. (Advances in Educational Technologies and Instructional Design Book Series). DOI: http://doi. org/10.4018/978-1-6684-6677-3.ch004
GONZALES, M. Supporting students with giftedness. In: GONZALES, M. (ed.). Systems thinking for supporting students with special needs and disabilities. Singapore: Springer, 2020. DOI: http://doi.org/10.1007/978- 981-33-4558-4_16.
HAYASHI, M. C. P. I. et al. Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial. Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 1, p. 11-27, 2005.
KAUFFMAN, J. M. et al. Trends and issues involving disabilities in higher education. Trends Higher Educacional, Basel, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2023. DOI: http://doi.org/10.3390/higheredu2010001.
KRISTINA, M.; HENDROWATI, T. Y.; RATNANINGSIH, D. The application of educational management principles in the management of inclusive school curricula. Journal of Education, Boston, v. 7, n. 2, p. 10319-10326, 2025.
LI, Y. F. et al. Academic learning experiences and challenges of students with disabilities in higher education. Journal of Postsecondary Student Success, Florida, v. 3, n. 4, p. 79-102, 2024. DOI: http://doi.org/10.33009/fsop_jpss134617.
LOPES, G. C. D. Student support management: strategies and impacts on the academic experience. South Florida Journal of Development, Deerfield Beach, v. 5, n. 11, e4697, 2024. DOI: http://doi.org/10.46932/sfjdv5n11-044.
LOCKMUN-BISSESSUR, V. N.; SAMY, M.; PEEROO, S. Inclusive education in higher education institutions: a comprehensive review of key components and framework for implementation. Journal of Business and Social Sciences, Nepal, v. 15, n. 1, p. 1-9, 2024. DOI: http://doi.org/10.61453/jobss.v2024no15.
MENDES, H. S. F.; BASTOS, C. C. B. C. Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 54, p. 189-202, 2016. DOI: http:// doi.org/10.5902/1984686X17215.
MITRE, X.; ZENELI, M. Using AI to improve accessibility and inclusivity in higher education for students with disabilities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION TECHNOLOGY BASED HIGHER EDUCATION AND TRAINING (ITHET), 21., 2024, Paris, France. Proceedings [...]. New York: IEEE, 2024. p. 1-8. DOI: http://doi.org/10.1109/ ITHET61869.2024.10837607.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MUKHWANA, E. J.; KANDE, A.; TOO, J. Transforming university education in Africa: Lessons from Kenya. African Journal of Rural Development, Uganda, v. 2, n. 3, p. 341-352, 2017.
NAWIRE, A. W. et al. Student and staff views on inclusion and inclusive education in a global south and a global north higher education institution. Education Sciences, Basel, v. 15, n. 1, p. 49, 2025. DOI: http://doi.org/10.3390/ educsci15010049.
NGA ANNA NG, H. et al. Teachers’ attitudes and intention regarding inclusive practice in hong kong higher education. Asian Journal of Research in Education and Social Sciences, Selangor, v. 5, n. 4, p. 399-412, 2023.
ODEH, M. M. O atendimento educacional para crianças com deficiências no hemisfério sul e a integração não planejada: implicações para as propostas de integração escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 1, n. 6, p. 27-42, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v06n01/v06n01a03.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. New York: United Nations, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 11 dez. 2023.
PACHECO, R. V.; COSTAS, F. A. T. P. Processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 27, p. 151-170, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4360. Acesso em: 11 dez. 2023.
PARENTI, V. C.; D’AGOSTINI, C. L. A. F. Inclusión en la educación superior: el papel de los núcleos de accesibilidad e inclusión en Brasil. RevistaFT, Rio de Janeiro, v. 29, n. 140, p. 42-43, 2024. DOI: http://doi.org/10.69849/revistaft/ ni10202411080742.
PINTO, A. C. C. A educação especial no ensino superior: uma análise do contexto político da educação especial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
QUINTANA, R. C. et al. La interculturalidad en los estudiantes universitarios ecuatorianos. Didascalia: Didáctica y Educación, Cuba, v. 8, n. 2, p. 255-264, 2017.
ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 34, p. 197-212, 2009.
RODRÍGUEZ-HERNANDEZ, F. C.; CASCALLAR, E.; KYNDT, E. Socio-economic status and academic performance in higher education: a systematic review. Educational Research Review, London, v. 29, p. 100305, 2020. DOI: http:// doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100305.
SILVA, S. S.; CARNEIRO, R. U. C. Inclusão escolar de Alunos Público-Alvo da Educação Especial: Como se dá o Trabalho Pedagógico do Professor no Ensino Fundamental I? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. esp. 2, p. 935-955, 2016. DOI: http://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p935-955.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas, Campina Grande, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2015.
SOMANI, P. Progressing education & difference: gifted education, special education, learning difficulties & disability into a new normal world. In: THE EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATION (ECE), 2022, London. Proceedings [...]. London: University College London, 2022. p. 33-45. DOI: http://doi.org/10.22492/issn.2188-1162.2022.4.
VANTASSEL-BASKA, J. The collaborative role of universities and secondary schools in the development of adolescent gifted learners. Gifted Child Today, New York, v. 46, n. 4, p. 285-289, 2023. DOI: http://doi.org/10.1177/10762175231186450.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alana Paula Costa Quispe, Rene Quispe Rodríguez, José Antônio Oliveira de Figueiredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

