Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p817Palavras-chave:
Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.Resumo
Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.