Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue

Autores

  • Denise Marina Ramos UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Pós-graduação em Educação Especial. São Carlos – SP
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p817

Palavras-chave:

Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.

Resumo

Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.

Biografia do Autor

Denise Marina Ramos, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Pós-graduação em Educação Especial. São Carlos – SP

Possui graduação em Pedagogia/Educação Especial pela FCLAr/UNESP (2008), Aprimoramento/Especialização em Desenvolvimento Infantil: Linguagem e Surdez pela FCM/UNICAMP (2010) e Mestrado em Educação Escolar pela FCLAr/UNESP (2013). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial na UFSCar.

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngue em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs. Vencedor do 1º Lugar da 56ª Prêmio JABUTI área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar.

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

RAMOS, D. M.; LACERDA, C. B. F. de. Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 817–835, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p817. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161. Acesso em: 6 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos