Proinfância e escolas de educação infantil: um estudo sobre implantação em estado da Região Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8235

Palavras-chave:

Educação Infantil. Infraestrutura. Proinfância.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados dos estudos realizados no período de março a julho/2015, que teve como objetivo analisar o atendimento à creche pela via da implantação do Programa Proinfância em Rondônia. O Proinfância, criado pelo governo federal e instituído pela resolução de n° 6, de 24 de abril de 2007, tem como objetivo prestar assistência técnica e financeira para municípios e o Distrito Federal, investindo na construção de creches e equipando-as. O estudo foi realizado, utilizando-se da pesquisa documental em fontes como: sites do FNDE, no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo e dados da SEMED/PVH-RO. Os estudos realizados e os documentos analisados apontam para o fato de que as crianças necessitam de espaços bem planejados e equipados para que possam desenvolver adequadamente todas as suas potencialidades. Os resultados evidenciam que, dos 52 municípios de Rondônia, somente oito fizeram adesão ao Programa Proinfância e que, mesmo assim, não há como se afirmar que até o ano de 2015 esse programa tenha representado algum impacto no número de matrículas. Conclui-se que será necessário continuar a investigação de forma mais específica para responder a diversas dúvidas que surgiram a partir do contexto atual.   

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Biografia do Autor

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Sirley Leite Freitas, Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia-IFRO

Mestra em Educação Escolar e professora do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia-IFRO

Natasha Souza Matos

Acadêmica do curso de Psicologia-UNIR

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

PACÍFICO, J. M.; FREITAS, S. L.; MATOS, N. S. Proinfância e escolas de educação infantil: um estudo sobre implantação em estado da Região Norte. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 228–242, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8235. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8235. Acesso em: 23 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos