A satisfação acadêmica no contexto do ensino superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16088

Palavras-chave:

Ensino superior, Satisfação acadêmica, Sucesso acadêmico, Revisão literatura

Resumo

O artigo trata sobre a temática da satisfação acadêmica no Ensino Superior brasileiro. O tema tem sido amplamente estudado em âmbito internacional em decorrência da ampliação do ensino superior e do aumento da diversidade de estudantes na universidade. Buscou-se explorar, na produção nacional, quais são os trabalhos publicados que tratam sobre a temática da satisfação acadêmica na área educacional e discutir quais resultados vêm sendo encontrados. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa bibliográfica foi direcionada para o acervo do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo), das bibliotecas universitárias da Faculdade de Educação da UNICAMP, USP, UNESP e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, selecionados trabalhos publicados nos últimos dez anos. Os dados indicam que no Brasil existem muitos estudos que investigam os aspectos que influenciam o sucesso acadêmico e a permanência ou abandono de universitários, entretanto, a temática específica da satisfação acadêmica ainda é pouco investigada.

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Biografia do Autor

Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro – SP – Brasil

Professora do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

 

Leandro da Silva Almeida, Universidade do Minho (UMinho), Braga – Portugal

Professor Catedrático do Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia (U.PORTO).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

OSTI, A.; ALMEIDA, L. da S. A satisfação acadêmica no contexto do ensino superior brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1558–1576, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16088. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16088. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos