Comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17497

Palavras-chave:

Comunicação, Organizacional interno, Atuação, Trabalho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi determinar a comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho profissional dos professores da Escolas Munipal-Chile. A metodologia utilizada foi enquadrada na abordagem quantitativa com um tipo de pesquisa básica e um desenho não experimental. A população foi constituída por 63 professores. A técnica utilizada foi a survey e um questionário com escala do tipo Likert com três categorias de resposta: Concordo, Neutro e Discordo. Os achados se concentraram na ausência de comunicação organizacional interna eficaz, reuniões virtuais e a necessidade de aprofundar o desempenho no trabalho. Como conclusão, especifica-se a necessidade predominante de fortalecer a comunicação interna na instituição em estudo, visto que a equipe gestora tem negligenciado o processo de transmissão de informações relacionadas ao apoio pedagógico, diálogos abertos e clima harmonioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amely Vivas, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Pós-doutorado em Estudos Livres. Doutorado em Ciências da Educação e Mestrado em Planejamento Educacional.

Doris Solis, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Mestrado em Gestão e Liderança em Educação. Bacharel em Educação Integral com especialização em Espanhol e Literatura e Ciências Sociais.

Jennifer Quiñonez, Universidade Miguel de Cervantes (UMC), Santiago – Chile

Mestrado em Ciências do Ensino Superior com especialização em Ensino Universitário, Bacharel em Educação Integral.

Referências

ARIAS, F. El proyecto de investigación: Guía para su elaboración. 7. ed. Caracas: Episteme, 2016. ISBN: 980-07-3868-1.

ASCH, J. La evaluación de desempeño en las empresas y la resiliencia: Una revisión de literatura. Fidélitas, v. 5, p. 4-14, 2015. Disponível em: https://ufidelitas.ac.cr/assets/es/publicaciones/evaluacion-desempenno-empresas.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

BOHÓRQUEZ, E. et al. La motivación y el desempeño laboral: El capital humano como factor clave en una organización. Universidad y Sociedad, v. 12, n. 3, mayo/jun. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000300385. Acesso em: 10 jun. 2021.

CABRERA, V. Teoría sobre comunicación. Editorial Romor Caracas Venezuela, 2019.

CHIANG, M.; SAN MARTÍN, N. Análisis de la Satisfacción y el Desempeño Laboral en los Funcionarios de la Municipalidad de Talcahuano. Revista Ciencias & Trabajo, Santiago, v. 17, n. 54, 2015. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-24492015000300001. Acesso em: 10 jun. 2021.

CHILE. Ministerio de Educación de Chile. Mapa de la Reforma Educacional 2014. El recorrido desde una educación como bien de consumo a una educación gratuita y de calidad como un derecho garantizado para todos y todas. Santiago: MINEDUC, 2014. Disponível em: http://www.revic.org/images/img_noticias/12122014_410am_548adb3893bba.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

CONTRERAS, O.; GARIBAY, N. Comunicación organizacional: Historia, desarrollo y perspectivas de un concepto en constante construcción en América Latina. Inmediac. Común, Montevideo, v. 15, n. 2, p. 43-70, 2020. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-86262020000100043. Acesso em: 10 jun. 2021.

CUENCA J.; VERAZZI, L. Guía fundamental de la comunicación interna. Editorial UOC, 2018.

FERNÁNDEZ, G. Comunicación efectiva. 3. ed. México, 2019.

GARCÍA, H. Clima organizacional. 5. ed. México: Editorial Mc Graw Hill, 2015.

GUEVARA, H. et al. Gestión del Cambio em organizaciones educativas pospandemia. Revista Venezolana de Gerencia, v. 26, n. 93, p. 178-191, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/290/29066223012/html/. Acesso em: 10 dez. 2021.

HERNÁNDEZ, J. El proceso de comunicación. Unidad de Investigación/Gcia. Educación, 2016.

JIMÉNEZ, B. Desempeño laboral docente y clima institucional en la Escuela de Infantería del Ejército – 2017. Evaluación docente. 2017. Tesis (Doctorado en Ciencias de la Educación) – Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle, Lima, Perú, 2017. Disponível em: https://repositorio.une.edu.pe/handle/20.500.14039/1710. Acesso em: 10 jun. 2021.

MANAURE, E. J. M. Factores de la Comunicación Organizacional Interna que Afectan La Gestión de un Núcleo Escolar Rural. Revista Investigación y Postgrado RevInpost, v. 36, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.upel.edu.ve/index.php/revinpost/article/view/9366. Acesso em: 10 jun. 2022.

PALELLA, S.; MARTINS, F. Metodología de la Investigación Cuantitativa. 3. ed. Caracas: FEDEUPEL, 2016.

PAPIC, K. Los tipos de comunicación organizacional interna en establecimientos educacionales municipalizados en Chile. Cuad. Investig. Educ., Montevideo, v. 10, n. 1, jun. 2019. Disponível em: https://revistas.ort.edu.uy/cuadernos-de-investigacion-educativa/article/view/2881. Acesso em: 10 jun. 2021.

PINEDA, A. E. H. La comunicación organizacional en la gestión empresarial: Retos y oportunidades en el escenario digital. Revista GEON (Gestión, Organizaciones Y Negocios), v. 7, n. 1, p. 9-25, 2020. Disponível em: https://revistageon.unillanos.edu.co/index.php/geon/article/view/182. Acesso em: 10 jun. 2021.

QUARANTA, N. La comunicación efectiva: Um fator crítico del éxito em el trabajo em equipo. Revista Enfoques, v. XXXI, n. 1, p. 21-46, 2019.

RAMOS, J. et al. El clima organizacional y su incidencia en el desempeño laboral del Gobierno Autónomo Descentralizado Municipal del Cantón Quinsaloma, año 2018. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, n. 54, nov. 2019. Disponível em: https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/1246/220. Acesso em: 10 jun. 2021.

SUPO, H. Metodología y diseños en la investigación científica. 5. ed. Lima: Business Support Aneth SRL, 2015.

TAMAYO, C.; CORREA, M. Estilos de la comunicación organizacional en la Universidad Estatal de Milagro, para el personal administrativo de la universidad. Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento, v. 3, n. 3, p. 121-144, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7066909. Acesso em: 10 jun. 2021.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

VIVAS, A.; SOLIS, D.; QUIÑONEZ, J. Comunicação organizacional interna como fator determinante no desempenho do trabalho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2937–2953, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17497. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17497. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos