Princípios orientadores da integração das tecnologias digitais ao projeto político-pedagógico

Autores

  • Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marilusa Rossari Pontifícia Universidade católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9051

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico. Tecnologias digitais. Educação básica.

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se como um documento resultante do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar, tendo por finalidade nortear as ações escolares. Espera-se, portanto, que a integração das tecnologias digitais seja antecipada nestas ações. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as ações previstas sobre as tecnologias nos PPP, considerando os princípios para sua concepção elencados por Veiga (1991, 1998). Foram analisados PPP de cinco unidades educacionais de educação básica. Observou-se que as tecnologias digitais estão presentes na estrutura dos PPP, porém não apresentam uma organização que oriente para um posicionamento articulado aos princípios orientadores e o uso das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Phd em Educação pela Université de Montréal. Professora do Programa de Pós-Graduação da PUCPR

Marilusa Rossari, Pontifícia Universidade católica do Paraná

Mestre e Doutoranda em Educação - PUCPR na Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na formação de Professores.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

VOSGERAU, D. S. R.; ROSSARI, M. Princípios orientadores da integração das tecnologias digitais ao projeto político-pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1020–1036, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9051. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos