Avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência na perspectiva da inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10187Palavras-chave:
Avaliação. Aprendizagem. Inclusão.Resumo
Este tem como temática central a avaliação da aprendizagem na Educação Especial. O objetivo geral é verificar como se dá a avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência na escola, com base na prática avaliativa do professor da sala regular e do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para melhor entender e compreender a temática, buscou-se apoio teórico em Hoffmann (2007), Luckesi (1997) e Perrenoud (1999) voltados à avaliação da aprendizagem e a Mittler (2003), Fernandes e Viana (2009) voltados à avaliação numa perspectiva inclusiva, entre outros. Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, realizada na escola META, nome fictício, localizada no município de Sobral, no Estado do Ceará, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista aplicada à duas professoras. Os dados foram analisados à luz da literatura apontada no texto. As considerações finais indicam que, de maneira geral, a avaliação do aluno com deficiência se reveste de tanto ou maior complexidade que as demais, que os critérios e instrumentos utilizados dependem ou respeitam uma série de fatores, porém se tratando da experiência descrita percebe-se o compromisso da escola na construção de conhecimentos por esse aluno e a devida avaliação deste conhecimento.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Brasília, 1996.
CARVALHO. Vírginia Donizete de.; BORGES. Lívia de Oliveira.; RÊGO. Denise Pereira do. Interacionismo simbólico: origens, pressupostos e contribuições aos estudos em psicologia social. Psicol. cienc. prof. [online], v. 30, n. 1, p.146-161, 2010. ISSN 1414-9893.
ESTEBAN. Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. O desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos.; GAMBOA, Silvio Sanchez (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade – qualidade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
HOFFMANN. Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009.
HOFFMANN. Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN. Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto alegre: Mediação, 2008.
LUCKESI. Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2010.
LUCKESI. Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: estudos e proposições. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MITTLER. Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais. Tradução Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed. 2003.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.
PERRENOUD. Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação (Jan. 2008). Disponível em http: //portal.mec.gov.br/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 05 maio 2013.
PONTES. Patrícia Albino Galvão. Criança e adolescente com deficiência: impossibilidade de opção pela sua educação exclusivamente no atendimento educacional especializado. Inclusão: revista da Educação Especial, Brasília, v. 4, n. 1, p.41-48, jan./jun. 2008.
ROMÃO. José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 3.ed. São Paulo. Cortez.
SANTOS. Rita de Cássia Andrade Neiva. Fui ficando e engravidei: trajetória da primeira gestação na adolescência (Tese de Doutorado). Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza – 2014.
VIANA, T. U.; CIASCA, L. M. F.; SOBRAL, A.E. Múltiplas dimensões em avaliação educacional. Fortaleza: Iprece, 2010.
VIANNA. H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.