Entre pontos e nós: a produção científica sobre educação especial no curso de pedagogia da UVA, Sobral/CE

Autores

  • Wildiane Gonçalves do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Railane Bento Vieira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Cristina Silva Soares Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Ricardo Miranda Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192

Palavras-chave:

Educação especial. Produção científica. Pedagogia.

Resumo

A temática central deste é a Educação Especial enquanto possibilidade de assegurar os direitos que velam os documentos oficiais. Tem como objetivo geral explorar a produção científica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú sobre a Educação Especial e a área em estudo. A literatura contemplada busca contextualizar o surgimento da Educação Especial a partir de Capellini; Mendes (2005), Rosseto; Tureck (2005); Bruno (2006), dando ênfase no contexto e nos discursos sobre a Educação Especial nos Documentos Oficiais a partir de Brasil (1994), UNESCO (1990), Brasil (1996), Brasil (2012), Brasil (2015), dentre outros. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura integrativa realizada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tendo como lócus o Grupo de Pesquisa História e Memória Social da Educação e da Cultura (MEDUC) com a análise de dezessete artigos do acervo daquele grupo. Os resultados cruzados demonstram o quão complexo e importante se faz abordar esse tema entre profissionais da área ao passo que se concluiu que crianças com deficiência estão entre “pontos e nós”, pois mesmo com a existência das leis que lhes propiciam direitos de inclusão, ainda há exclusão velada no meio em que estão inseridas.

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Biografia do Autor

Wildiane Gonçalves do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Pedagogia.

Railane Bento Vieira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR, graduada em PEDAGOGIA. Atual professora substituta do curso de PEDAGOGIA UVA. Possui experiência em coordenação escolar, educação infantil e ens. fundamental. Foi bolsista nas seguintes áreas:Projeto de pesquisa sobre pedagogia universitária (CNPQ); Projeto de pesquisa: Políticas Públicas e a "Democratização" da educação superior no governo Lula da Silva (BPI FUNCAP); Programa Educação Tutorial -PET (CAPES/MEC). Atualmente Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, subprojeto Pedagogia.

Ana Cristina Silva Soares, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunto I no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutorado em Educação (2011), Mestrado em Educação (2004) e Especialização em Psicologia Aplicada - Psicopedagogia (1998) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciatura em Pedagogia (1990) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Consultora Técnica na Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI) para atender o Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) (2010 - 2012). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado Laboratório Interdisciplinar em Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infanto-Juvenil (LISFARME)- UFC.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Curso Especial de Fomação Pedagogica - Licenciatur pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), mestrado em Mestrado Gestão pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e doutorado em Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão escolar, ensino superior, gestão democratica e pedagogia.

 

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia (IEDUCARE); Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC); Graduado em Letras (UNIP); Graduado em Pedagogia (UVA); Bacharelando em Enfermagem; Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA (UNINTA); Professor da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Varjota.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

NASCIMENTO, W. G. do; VIEIRA, R. B.; SOARES, A. C. S.; DA SILVA, R. M. G.; MIRANDA PINTO, F. R. Entre pontos e nós: a produção científica sobre educação especial no curso de pedagogia da UVA, Sobral/CE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1208–1227, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10192. Acesso em: 24 abr. 2024.

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