Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14336

Palavras-chave:

Educação especial, Pessoas com deficiências, Currículo, Cooperação, Formação profissional.

Resumo

A Gestão Democrática na Educação Superior, para além da gestão de recursos humanos, financeiros, tecnológicos e materiais, prevê a interrelação da gestão pedagógica, do acesso ao currículo, da ação docente, dos resultados, dos espaços, das condutas e interações culturais. Contudo, as Instituições da Educação Superior (IES), tradicionalmente, tendem a subdividirem e a fragmentarem suas ações, distanciando-se da perspectiva da acessibilidade, a qual incita a interrelação cooperativa de elementos e práticas inclusivas concretas e alcançáveis. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar possibilidades de práticas de gestão democrática na perspectiva da acessibilidade em uma IES, a partir do envolvimento de gestores, docentes e estudantes com e sem deficiência. Os resultados indicaram que, iniciativas para (des)construção sobre concepções de deficiência e de formação profissional, suscitaram a comunidade acadêmica a identificar e a questionar sobre diversas barreiras presentes no contexto acadêmico, baseando o planejamento de ações que fomentassem mudanças positivas nesse cenário.

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Biografia do Autor

André Henrique de Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Graduando em Educação Especial.

Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Professor Adjunto no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

LIMA, A. H. de; CABRAL, L. S. A. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1104–1117, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14336. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14336. Acesso em: 22 nov. 2024.