Identificando um modelo para atividades criativas de estudantes de matemática
Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17394Palavras-chave:
Atividades criativas, Alunos de graduação, Matemática, Criatividade matemáticaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a experiência de atividades criativas de alunos de graduação e identificar um modelo para uma melhor compreensão dessas atividades. Os dados foram coletados por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se teoria fundamentada (grounded theory ou fundamentos teóricos dos dados) e instrumentos de entrevista em profundidade semiestruturada. A população estatística consiste em estudantes que estudam matemática em universidades públicas na Rússia. Treze alunos de matemática participaram voluntariamente através de métodos de amostragem intencional e teórica. Os dados foram analisados por meio de um processo de codificação em duas etapas: livre e axial. Critérios de credibilidade, confiabilidade, transferibilidade e verificação foram usados para garantir a qualidade da pesquisa. O modelo conceitual extraído dos dados em um modelo de paradigma sistemático do método de teoria fundamentada inclui fenômenos, estratégias, fatores intervenientes, condições contextuais, contextos e consequências. O modelo indica que vários fatores afetam a sensação de criatividade matemática.
Downloads
Referências
Bozkurt Altan, E., & Tan, S. (2021). Concepts of creativity in design based learning in STEM education. International Journal of Technology and Design Education, 31(3), 503-529.
Esteban-Guitart, M., Lalueza, J. L., Zhang-Yu, C., & Llopart, M. (2019). Sustaining students’ cultures and identities. A qualitative study based on the funds of knowledge and identity approaches. Sustainability, 11(12), 3400.
Chen, X., Zou, D., Cheng, G., & Xie, H. (2020). Detecting latent topics and trends in educational technologies over four decades using structural topic modeling: A retrospective of all volumes of Computers & Education. Computers & Education, 151, 103855.
Nuha, M. A., Waluya, S. B., & Junaedi, I. (2018). Mathematical Creative Process Wallas Model in Students Problem Posing with Lesson Study Approach. International Journal of Instruction, 11(2), 527-538.
Nurlaily, V. A., Soegiyanto, H., & Usodo, B. (2019). Elementary School Teachers' Obstacles in the Implementation of Problem-Based Learning Model in Mathematics Learning. Journal on Mathematics Education, 10(2), 229-238.
Puspitasari, L., In'am, A., & Syaifuddin, M. (2018). Analysis of students’ creative thinking in solving arithmetic problems. International Electronic Journal of Mathematics Education, 14(1), 49-60.
Rohid, N., & Rusmawati, R. D. (2019). Students' Mathematical Communication Skills (MCS) in Solving Mathematics Problems: A Case in Indonesian Context. Anatolian Journal of Education, 4(2), 19-30.
Schukajlow, S., Kaiser, G., & Stillman, G. (2018). Empirical research on teaching and learning of mathematical modelling: A survey on the current state-of-the-art. ZDM, 50(1), 5-18.
Tohir, M., & Abidin, Z. (2018, April). Students creative thinking skills in solving two dimensional arithmetic series through research-based learning. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 1008, No. 1, p. 012072). IOP Publishing.
Ummah, I. K., & Yuliati, N. (2020). The Effect of Jumping Task Based on Creative Problem Solving on Students' Problem Solving Ability. International Journal of Instruction, 13(1), 387-406.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.