Formação inicial de professores e grupo de estudos

Concepções de acadêmicos para uma educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17931

Palavras-chave:

Formação de Professores, Grupo de estudos, Educação inclusiva, Licenciatura em Pedagogia

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender as concepções dos acadêmicos de um curso de licenciatura em Pedagogia sobre educação inclusiva. A pesquisa colaborativa, com amparo na abordagem qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski e envolveu 24 participantes de um grupo de pesquisa e estudos em uma universidade pública. A produção dos dados apoiou-se na análise de relatórios, dinâmicas, anotações dos participantes, das pesquisadoras e de material produzido pelos participantes denominado quadros cognitivos. As análises evidenciaram as contribuições da experiência, no sentido de reconhecer a importância das temáticas, bem como aproximações de uma perspectiva crítica que aponta limites e possibilidades. Outro indicativo do estudo reside na necessidade de possibilitar, ainda na formação inicial dos professores, a construção de práticas educacionais e ferramentas culturais para inclusão de alunos com deficiências, considerando a concepção dos próprios acadêmicos e o fortalecimento de uma cultura colaborativa, inclusiva e humanizadora.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora do curso de pedagogia, Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE). Doutorado em Educação (UFC).

Romária de Menezes do Nascimento, Secretaria Municipal da Educação

Professora da Educação Básica. Mestrado em Educação (UECE).

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta. Doutorado em Educação (UECE).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

SOARES, A. C. S.; NASCIMENTO, R. de M. do; FALCÃO, G. M. B. Formação inicial de professores e grupo de estudos: Concepções de acadêmicos para uma educação inclusiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023012, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17931. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17931. Acesso em: 27 jul. 2024.