Inclusion in higher education through the omnilectical lens: keeping an eye on the tecaher initial education
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915Keywords:
Inclusion in education, Omnilectical perspective, Higher education, Teacher educationAbstract
The current paper aims to carry out an omnilectical analysis about the Education of teachers towards the inclusion of disabled students in higher education. The discussion will be based especially on the Brazilian’s 2008 National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education and its possible impacts on the inclusion of disabled students in the largest State University of Brazil, the Federal University of Rio de Janeiro, and its implications for university teachers’ practices and education.Downloads
References
BOOTH, T; AINSCOW, M. Index para a Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. 2 ed. UNESCO/CSIE. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. MEC: Brasília - DF, 2002.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. MEC: Brasília, 2006.
BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. MEC: Brasília, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009a. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 08 set. 2018.
BRASIL. Decreto Nº 7.037 de 21 de dezembro de 2009. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009b.
BRASIL. Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 08 set. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP/DEED. Resumo Técnico Censo Da Educação Superior 2015. INEP: Brasília, 2018. 2 ed.
CABRAL, L. S. A. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas/Inclusion of Special Education’s target audience in Brazilian Higher Education: History, policies and practices. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 3, p. 371-387, 2017.
LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento - supervisão editorial de Ester Vaisman. - São Paulo: Boitempo, 2010.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SANTANA, A. P. O. et al. Acessibilidade e permanência: um estudo do programa institucional de apoio aos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 673-689, 2015. (Especial).
SANTOS, L. Assim caminha a humanidade. São Paulo: BMG Ariola: 1994. Suporte Marcello "Memê" Mansur.
SANTOS, M. Culturas, políticas e práticas de inclusão na administração pública: contribuições a partir de uma escola de governo. Rio de Janeiro, 2017.
SANTOS, M. P. dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.
SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 1, p. 127-136, 2010.