Inclusión en la educación superior por la lente omnilectica: un foco en la formación de maestros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915

Palabras clave:

Inclusión en la educación, Perspectiva omnilectica, Enseñanza superior, Formación de maestros

Resumen

El objetivo de este artículo es discutir omnileticamente el tema de la formación de los docentes en la educación superior para promover la inclusión de las personas con discapacidad en la educación superior, especialmente en vista de los 10 años de la existencia de la política nacional de la educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva (PNEEPEI) y la situación del estudiante con discapacidades en la educación superior. Tenemos la intención de discutir qué impactos o inspiraciones la PNEEPEI puede haber causado para influir en el movimiento de inclusión de los estudiantes con discapacidades en la educación superior, teniendo por base la Universidad Federal de Rio de Janeiro y la consiguiente implicación de esta ley a la formación del profesorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)

Carolina Barreiros de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade com bolsa Mestrado NOTA 10 - Faperj; Pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes; Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Maicon Salvino Nunes de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018-2020). Graduado em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2017. Tem experiência na área de Educação, com pesquisas que enfatizam Educação Inclusiva, Educação Democrática, Educação para Refugiados e discussão de Gênero e Sexualidade na Escola. Desde 2016 membro do grupo de pesquisa LaPEADE (Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFRJ).

Citas

BOOTH, T; AINSCOW, M. Index para a Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. 2 ed. UNESCO/CSIE. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. MEC: Brasília - DF, 2002.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. MEC: Brasília, 2006.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. MEC: Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009a. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 08 set. 2018.

BRASIL. Decreto Nº 7.037 de 21 de dezembro de 2009. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009b.

BRASIL. Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 08 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. INEP/DEED. Resumo Técnico Censo Da Educação Superior 2015. INEP: Brasília, 2018. 2 ed.

CABRAL, L. S. A. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas/Inclusion of Special Education’s target audience in Brazilian Higher Education: History, policies and practices. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 3, p. 371-387, 2017.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento - supervisão editorial de Ester Vaisman. - São Paulo: Boitempo, 2010.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SANTANA, A. P. O. et al. Acessibilidade e permanência: um estudo do programa institucional de apoio aos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 673-689, 2015. (Especial).

SANTOS, L. Assim caminha a humanidade. São Paulo: BMG Ariola: 1994. Suporte Marcello "Memê" Mansur.

SANTOS, M. Culturas, políticas e práticas de inclusão na administração pública: contribuições a partir de uma escola de governo. Rio de Janeiro, 2017.

SANTOS, M. P. dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 1, p. 127-136, 2010.

Publicado

01/12/2018

Cómo citar

SANTOS, M. P. dos; LIMA, C. B. de; ALMEIDA, M. S. N. de. Inclusión en la educación superior por la lente omnilectica: un foco en la formación de maestros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 825–839, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11915. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos