The role of the school manager: case study on the challenges of public education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11997

Keywords:

Education, Public school, School manager.

Abstract

This article relates to a case study on the role of the schools manager facing the main challenges of current public education and how they work to try to resolve these challenges. This way, was conducted an interview with a school manager to understand their role and to identify the main challenges faced today in public education on a full-time basis. Thus, the results achieved were that the main challenges in public management at school are related with the social and family problems of each student, with the irregularity of financial resources, with the lack of personnel to work, both of teachers, as general services, the lack of autonomy of the manager, the difficulty in keeping the team motivated, the excess of projects and staff turnover. To solve these challenges, the manager counts with the participation of parents, teachers, staff, community and public power.

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Author Biographies

Vanise Panont do Nascimento, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Advogada e Funcionária Pública. Pós graduada em Gestão Pública pela Unicentro (2016-2018). Possui graduação em Direito pela Faculdade do Norte Novo Apucarana (2010-2014) e graduação em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciencias Economicas de Apucarana (2006-2009). 

Cláudio Luiz Chiusoli, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós Doutorado na PUCPR (2017), Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Linha de pesquisa: Política Pública, Gestão Pública e Administração Municipal. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), área de concentração em marketing. Mestrado de administração pela Universidade Norte do Parana (1999). Pós graduação de marketing (1994), comportamento organizacional (1998), em estatística (UEL-2005) e Maçonologia: História e Filosofia (UNINTER-2018). Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e Curso de aperfeiçoamento em gestão administrativa na Drexel University - Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos (2000). Atuou como pesquisador e consultor na área mercadológica para diversas empresas e como credenciado ao Sebrae. Atualmente é professor da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste (Guarapuava) - Departamento de Administração (DEADM). Atuou como professor colaborador do mestrado profissional em tecnologia de alimentos da UTFPR (Londrina) (2013/2015). Atuou como coordenador do NDE (núcleo docente estruturante) da Unifil (Centro Universitário Filadélfia) sediada em Londrina. Lecionou nas seguinte IES: FAAT - Faculdade Arthur Thomas (Londrina), UNOPAR (Londrina), UNIFIL (Londrina), FACESI (Ibiporã), PITÁGORAS (Londrina), FIAP (São Paulo), FATEB (Telêmaco Borba) UNIVEM (Marília) e UNILONDRINA(Londrina). Leciona as disciplinas de Economia, Administração e Marketing nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing estratégico, pesquisa de marketing, planejamento de marketing, sistema de informação de marketing, economia, análise de investimento, administração da produção e outros. Tem publicação em congressos da área de administração como: Enanpad, Contecsi, Semead e artigos em periódicos. Parecerista do Semead, REGE, Revista GEPROS, Revista do ILCT, Funadesp, ABEP e outros. Atua/atuou em cursos de pós graduação do INBRAPE (Londrina), UEL (Londrina), UNIVEM (Marília), UNOPAR (Londrina), PUC (Londrina), FAG (Cascavel), UNIPAR (Cascavel e Umuarama), CESUMAR (Maringá), faculdade LA SALLE (Lucas do Rio Verde) e IPOG (Goiânia). Autor dos livros: 1. Sistema de Informação de Marketing (SIM): Ferramenta de Apoio com Aplicações à Gestão Empresarial. São Paulo: Editora atlas, 2010 2. Estudos em administração com enfoque em pesquisas quantitativas (organização). Guarapuava: Editora Apprehendere, 2018.

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Published

06/03/2019

How to Cite

PANONT DO NASCIMENTO, V.; CHIUSOLI, C. L. The role of the school manager: case study on the challenges of public education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 238–254, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11997. Acesso em: 13 may. 2024.

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