Alumnos con TEA como provocadores de procesos formativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11919

Palabras clave:

Trastorno del espectro autista, Tecnologías asistivas, Proceso enseñanza-aprendizaje

Resumen

Este estudo busca reflexionar sobre cómo los alumnos con TEA pueden desencadenar cambios en los procesos formativos en las escuelas regulares para facilitar el aprendizaje de todos los alumnos. Se presenta la evolución de la nosología del TEA considerando que el profesor debe conocer a cada alumno para que pueda acompañar su proceso de aprendizaje y, si distanciarse lo suficiente para percibir las demandas de la clase. En una investigación realizada con profesores de escuelas de enseñanza fundamental del Estado de RJ, analiza relatos sobre sus actuaciones en sala cuando en ésta participa al menos un alumno con TEA. Propone que las tecnologías asistivas, utilizadas y conocidas principalmente por los profesores de Educación Especial, pueden servir de poderoso instrumento cuando son utilizadas por el profesor de la classe regular.

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Biografía del autor/a

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ), Praia Vermelha.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Assessora Pedagógica da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro durante os anos de 2010-2011. É vice-coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - UFRJ e membro do NETEDU - Núcleo de Etnografia em Educação - UERJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora – (UFJF), Bairro Martelos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado.

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

MELO, S. C. de; SANTIAGO, M. C. Alumnos con TEA como provocadores de procesos formativos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 890–904, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11919. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11919. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos