A educação virtual como agente transformador dos processos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14358

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Transformação, Tecnologia, Educação virtual.

Resumo

Neste artigo, tem como objetivo analisar a educação virtual como agente transformador dos processos de aprendizagem por meio da pesquisa documental e descritiva, para a qual as estatísticas fornecidas pelo Ministério da Educação do Chile, Peru e Colômbia em em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação, seja como suporte acadêmico em suas aulas presenciais, seja como ferramenta pedagógica para aulas virtuais. Após seu desenvolvimento, a implantação da educação virtual tornou-se mais comum com o passar dos anos, proporcionando alternativas eficazes de ensino e aprendizagem que colaboram nas instituições de ensino para formar indivíduos competentes por meio de aprendizagens significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katihuska Mota, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Gestão de Negócios, menção Operações, Engenheiro de Petróleo.

Carlos Concha, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Mestre em Educação. Menção Engenheiro em Administração de Empresas em Finanças.

Natalie Muñoz, Universidad Miguel de Cervantes (UMC)

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, Professora de Ciências com menção em Biologia, Pós-Graduação em Educação, Diretoria Acadêmica, Pós-Graduação e Pesquisa.

Referências

DÍAZ-BARRIGA, F. TIC en el trabajo del aula. Impacto en la planeación didáctica. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 4, n. 10, p. 3-21.

GARCÍA, A; MUÑOZ, R. Recursos digitales para la mejora de la enseñanza y el aprendizaje. Universidad de Salamanca, 2013. 58 p.

GRANADOS, A. Las TIC en la enseñanza de los métodos numéricos. Sophia Educación, v. 11, n. 2, p. 143-154, 2015.

HERNÁNDEZ, R. M. Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y Representaciones, v. 5, n. 1, p. 325-347, 2017.

INTEL EDUCACIÓN. Cómo trasformar la educación para la nueva generación. Guía práctica de la enseñanza-aprendizaje con tecnología. Chile, 2018

MICHELI J Y ARMENDÁRIZ, S. Estructuras de Educación Virtual en la Organización Universitaria. Formación Universitaria, México, v. 4, n. 6, p. 35-48, 2011.

PARRA, C. TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Revista Nómadas, Bogotá (Colombia), n. 36, p. 145-159, 2012.

ROJAS, J. Educación virtual: del discurso teórico a las prácticas pedagógicas en la educación superior colombiana. 2013. Tesis (Doctoral) – Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, 2013.

TAPIA, E.; LÉON, J. Educación con TIC para la sociedad del conocimiento. Revista Digital Universitaria, México v. 14, n. 2, 2013.

UNESCO. Directrices para las políticas de aprendizaje móvil. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. París, Francia, 2013.

Publicado

01/09/2020

Como Citar

MOTA, K.; CONCHA, C.; MUÑOZ, N. A educação virtual como agente transformador dos processos de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1216–1225, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14358. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14358. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.