Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafios

Autores/as

  • Natália Neves Macedo Deimling
  • Saulo Fantato Moscardini

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9325

Palabras clave:

Inclusão escolar, Educação inclusiva, Pessoas com deficiência, Ensino regular,

Resumen

Acreditando na relevância que a estruturação de propostas inclusivas pautadas pela eqüidade possui para qualquer ambiente democrático, buscamos aqui apresentar uma discussão crítica sobre a maneira como esse processo vem sendo implantado na realidade brasileira. Temos consciência da complexidade de tal tarefa, entretanto, a urgência em se propor estudos questionadores nos anima para essa empreitada. Nesse sentido, esperamos com este artigo contribuir, mesmo que minimamente, para com a discussão sobre a importância de iniciativas educacionais igualitárias que tenham como característica a luta por uma sociedade mais justa na qual todos os sujeitos, independentemente das suas particularidades, possam ser reconhecidos como cidadãos de direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

02/02/2012

Cómo citar

DEIMLING, N. N. M.; MOSCARDINI, S. F. Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 12, p. 3–21, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i12.9325. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9325. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Artigos