EL ORIGEN DEL PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN Y CÓMO ABORDÓ LAS CUESTIONES DE GÉNERO

Autores/as

  • José Jairo Vieira Universidade Federal do Rio e Janeiro
  • Carla Chagas Ramalho Universidade Federal do rio de Janeiro
  • Andréa Lopes da Costa Vieira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9746

Palabras clave:

Políticas de educación pública. Plan nacional de educación. Género.

Resumen

Este trabajo trae la construcción histórica del Plan Nacional de educación, muestra cómo la realidad política social influenció e influenció su formateo o incluso, en pocos momentos, lo hizo imposible. Después de esta construcción histórica, examinaremos cómo la cuestión de género es, o no, directamente en el curso de los textos de los respectivos planes educativos nacionales. Este artículo tiene por objeto cuestionar en lo que se refiere al enfoque de género en el Plan Nacional de educación que guía el sistema educativo del país. Finalmente, vamos a hacer algunas conclusiones de cómo un país, como Brasil, que está en la séptima posición relacionada con la violencia contra la mujer (en el ranking mundial), debe comportarse en sus documentos educativos para alentar la Problematizações sobre la identidad de género en las escuelas y dejar de hacer un tema tabú, para tratar efectivamente de reducir el número de delitos dirigidos a las mujeres como Además, toda violencia relacionada con el género.

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Biografía del autor/a

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio e Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Criador e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desigualdade e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN) da UFRJ. Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de  2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB),nos encontros de Salvador (2011), Portugal (2015). Possui duas graduações: uma em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001). Principais áreas de atuação Políticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior; Movimentos Socais, Sociologia do Esporte; Corpo, Educação e Sociedade; Desigualdade e discriminação de gênero e raça, Esporte, Sociedade e Educação; Corpo, Gênero e Educação; Racismo e esporte; Estudos Econômicos, Educacionais, Sociais, Históricos e Estatísticos da Relações Raciais, temas em EaD.

Carla Chagas Ramalho, Universidade Federal do rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Fderal do Rio de Janeiro.

Andréa Lopes da Costa Vieira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto de Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. É Professora Associada I no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, acesso e permanência no ensino superior, políticas sociais, desigualdades sociais, relações raciais e relações de gênero. Desenvolve ainda trabalhos na área de memória social, em especial, na inter-relação entre memória, identidade e espaço. Coordena o GT de Relações Raciais e Étnicas: Desigualdades e Políticas Públicas na Sociedade Brasileira de Sociologia (2016-2017

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Publicado

15/01/2017

Cómo citar

VIEIRA, J. J.; RAMALHO, C. C.; VIEIRA, A. L. da C. EL ORIGEN DEL PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN Y CÓMO ABORDÓ LAS CUESTIONES DE GÉNERO. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 64–80, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9746. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9746. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos