Educação musical segundo uma perspectiva sociocultural: reflexões teóricas e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12779

Palavras-chave:

Educação musical, Perspectiva sociocultural, Ensino de música, Aprendizado de música, Reflexões teóricas.

Resumo

Este artigo pretende compartilhar um recorte de um dos capítulos da tese intitulada “Ensinar e aprender música: negociando distâncias entre os argumentos de alunos, professores e instituições de ensino”, estudo de caso qualitativo cujo objetivo foi investigar discursos apresentados por estudantes, docentes e coordenadores de duas instituições situadas no município do Rio de Janeiro: o Colégio Pedro II e a Escola de Música de Manguinhos. As questões centrais foram: por que aprender e por que ensinar música? Essas nos remeteram à heterogeneidade dos indivíduos bem como às peculiaridades das ações didático-metodológicas dos referidos locais, fato que nos impeliu a construir um capítulo que focalizasse a perspectiva sociocultural da Educação Musical a partir dos conceitos de culturas, multiculturalismo, dos pressupostos e das diretrizes do ensino de música e da relação música e sociedade. Acredita-se que o arcabouço apresentado sirva de subsídio às discussões contemporâneas relativas ao ensino e aprendizado de música.

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Biografia do Autor

Helen Silveira Jardim de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Música pela UFRJ, especializada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Educação Matemática pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bacharel em Música pela UFRJ, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Matemática.

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Publicado

15/08/2019

Como Citar

OLIVEIRA, H. S. J. de. Educação musical segundo uma perspectiva sociocultural: reflexões teóricas e práticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 592–622, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i3.12779. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12779. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos