A formação de professores de educação infantil para ensinar matemática em livros didáticos do PNLD 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.15749

Palavras-chave:

Educação infantil, Livro, PNLD, Matemática

Resumo

Nos últimos anos o contexto educacional vem sofrendo várias transformações, principalmente, quanto à produção dos novos materiais destinados à Educação Infantil. Assim, este artigo tem por objetivo dissertar como os autores didáticos e editores dos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2019 apresentam o ensino de matemática aos docentes. Para tanto, esta é uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Sendo que, com base no estudo realizado, foi possível inferir que o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) encontra-se presente em um dos livros do PNLD produzidos para os professores da Educação Infantil. No entanto, ainda apresenta uma fragilidade quanto ao domínio MK, algo que precisa ser questionado e refletido.

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Biografia do Autor

Ana Paula Bolsan Sagrilo , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat).

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professora Adjunta do Magistério Superior. Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP).

Aldrin Cleyde da Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS – Brasil

Professor. Doutorado em Educação Matemática (UNIAN).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

SAGRILO , A. P. B.; ALENCAR, E. S. de; CUNHA, A. C. da. A formação de professores de educação infantil para ensinar matemática em livros didáticos do PNLD 2019. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022123, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.15749. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15749. Acesso em: 21 dez. 2024.