A gestão educacional e os referenciais cognitivos e normativos em política pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16741

Palavras-chave:

Gestão educacional, Matriz cognitiva e normativa, Ação pública, Referencial

Resumo

O objetivo deste estudo visa compreender a matriz cognitiva e normativa construída pela dinâmica das interações entre os agentes envolvidos com as ações educacionais a partir de um referencial representado por Planos de Educação. Trata-se de uma pesquisa do tipo empírica e indutiva utilizando o referencial teórico de análise cognitiva de políticas públicas na perspectiva da ação pública. O estudo mostrou que a gestão educacional pode ser compreendida como espaço dinâmico que se movimenta por eixos que determinam as tomadas de decisões formando uma estrutura constituída por: agentes, processos de mobilização de recursos, repertório de ação, representações, instituições e resultados.

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Biografia do Autor

Rejane Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro. Doutora em Educação Escolar.

Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Professor do Departamento de Ciências da Educação. Pós-doutor em Psicologia. Editor.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

OLIVEIRA, R.; SOUZA LEMES, S. de. A gestão educacional e os referenciais cognitivos e normativos em política pública. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16741. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16741. Acesso em: 21 dez. 2024.

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