Convivência escolar como política pública no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16952Palavras-chave:
Educação, Escola, Conviva, Política pública, ViolênciaResumo
Este artigo tem por objeto de estudo as relações escolares na Educação Básica e está embasado na psicologia histórico cultural e na pedagogia histórico crítica. O objetivo é analisar um programa de governo implementado na Rede Pública Paulista, intitulado conviva, voltado para a melhoria da qualidade da convivência escolar. Este programa foi concebido para atender as necessidades dos educadores da rede estadual paulista no tratamento dos conflitos, das violências e promover a melhoria do clima relacional e segurança das escolas. Mas a análise dos documentos realizada até esse momento, ressalta a influência das políticas neoliberais, implementadas nas últimas décadas sobre o programa, alterando o foco das suas ações para homogeneizar os comportamentos e promover o controle social, passando a tratar de saúde mental de estudantes e professores, contribuindo para a patologização da educação.
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