Convivência escolar como política pública no estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16952

Palavras-chave:

Educação, Escola, Conviva, Política pública, Violência

Resumo

Este artigo tem por objeto de estudo as relações escolares na Educação Básica e está embasado na psicologia histórico cultural e na pedagogia histórico crítica. O objetivo é analisar um programa de governo implementado na Rede Pública Paulista, intitulado conviva, voltado para a melhoria da qualidade da convivência escolar. Este programa foi concebido para atender as necessidades dos educadores da rede estadual paulista no tratamento dos conflitos, das violências e promover a melhoria do clima relacional e segurança das escolas. Mas a análise dos documentos realizada até esse momento, ressalta a influência das políticas neoliberais, implementadas nas últimas décadas sobre o programa, alterando o foco das suas ações para homogeneizar os comportamentos e promover o controle social, passando a tratar de saúde mental de estudantes e professores, contribuindo para a patologização da educação.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Fodra, Universidade de São de Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Doutoranda no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São de Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Professora Titular. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

FODRA, S. M. .; DE SOUZA, M. P. R. . Convivência escolar como política pública no estado de São Paulo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022092, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16952. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16952. Acesso em: 21 dez. 2024.