A Convivência digital e seus problemas

Um estudo com adolescentes de escolas públicas paulistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.3.16957

Palavras-chave:

Convivência virtual, Convivência Empatia, Pandemia, Internet

Resumo

As formas de convivência são atravessadas por múltiplas variáveis, de modo que os atuais aparatos tecnológicos marcam não apenas as interações entre as pessoas como constroem formas diferenciadas de relações na contemporaneidade. Desse modo, ambientes físicos e virtuais se fundem, configurando em possibilidades de convivências reais que impactam nas relações entre as pessoas, sobretudo nos tempos pandêmicos no qual se potencializou sobremaneira as relações interpessoais mediadas pelas plataformas virtuais. Reconhecendo essa realidade, urge refletir: Como ocorre a convivência entre adolescentes nos ambientes virtuais? Quais são as maiores dificuldades da convivência que não inclui o contato físico? Objetivando refletir acerca de tais indagações, realizou-se um estudo descritivo a respeito da ciberconvivência/ciberagressão buscando identificar como estão caracterizados os comportamentos e as interações ocorridas nos ambientes virtuais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, contendo 15 questões em torno da temática, aplicado de forma virtual através de um formulário via Google Forms. Os participantes do estudo compuseram uma amostra de 1.923 adolescentes, estudantes das duas diretorias da rede de ensino público estadual paulista: a DRE “Leste 3” na região metropolitana de São Paulo com 1.056 respondentes e a DRE de Taquaritinga, no interior paulista, com 867 adolescentes. Encontramos uma amostra de quase 40% das alunas e dos alunos respondendo já terem sido insultados nas interações virtuais, experimentando dor e sofrimento nessa forma de convivência.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Issa de Barros Farhat, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestranda em Educação Escolar.

Catarina Carneiro Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE – Brasil

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Doutorado em Educação.

Referências

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

FARHAT, F. I. de B. .; GONÇALVES, C. C. . A Convivência digital e seus problemas: Um estudo com adolescentes de escolas públicas paulistas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.3, p. e022097, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.3.16957. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16957. Acesso em: 19 abr. 2024.

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