Curso de pedagogia a distância

Reverberações e desdobramentos para a formação inicial do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17587

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Profissão professor, Educação a distância, Discursos de democratização, Precarização

Resumo

Organizado como um ensaio, este artigo tem como objetivo analisar implicações da educação a distância (EaD) na formação de pedagogos, tendo como referência as políticas oficiais. Se situa na linha de pesquisa “Políticas Curriculares para a formação de professores: Educação Superior e Cursos de Licenciatura”. A discussão se desenvolve fundamentada na perspectiva dialética-histórica, contextualizada e situada, entendendo que as contradições se explicitam no movimento histórico. O estudo de natureza bibliográfica tem como principais objetos de análise as concepções, teorias e normativas que na atualidade regulam os cursos de Pedagogia propostos na modalidade a distância. A análise desse material evidencia o jogo das forças que atuam no tecido social que está condicionado pelos contextos econômico, social, cultural e político. Além disso, mostra que o discurso de democratização do acesso ao ensino superior tem fortalecido as políticas públicas alinhadas à educação a distância sem que ocorra, no entanto, o debate das contradições e das suas implicações para a qualidade da formação dos professores e da educação. Assim, este texto debate as reverberações e desdobramentos da formação inicial do pedagogo/professor a distância, com o intuito de desmistificar a ideia de que essa modalidade promove a democratização do ensino superior para as camadas populares tendo em vista seu processo laboral.

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Biografia do Autor

Yuna Lélis Beleza Lopes, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Professora Associada, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Cristina Cinto Araújo Pedroso, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Professora Doutora, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

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Publicado

24/12/2022

Como Citar

LOPES, Y. L. B.; RIVAS, N. P. P.; PEDROSO, C. C. A. Curso de pedagogia a distância: Reverberações e desdobramentos para a formação inicial do professor. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022156, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17587. Acesso em: 23 abr. 2024.

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