A consonância como premissa na relação entre a BNCC e os currículos
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18129Palavras-chave:
Currículo, BNCC, Consonância, Currículo paulista, AutonomiaResumo
O presente texto aborda as funções da BNCC em relação aos sistemas educacionais na produção de currículos, considerando o pacto interfederativo. Como exemplo prático, destaca o currículo paulista e ressalta a preocupação compartilhada entre esses documentos norteadores com as demandas contemporâneas. A fim de compreender essa harmonização curricular, foram aplicados instrumentos metodológicos da morfologia e da análise de discurso, sob a perspectiva bakhtiniana sobre ideologia, palavra e contexto. Através dessa reflexão, tornou-se evidente que os currículos possuem uma autonomia orientada, permitindo a criação de materiais mais adequados às características locais, desde que respeitem as competências gerais da Educação Básica e habilidades cognitivas específicas para cada disciplina e ano. Assim, neste artigo, essa relação de harmonização proposta pela BNCC, que visa subsidiar a elaboração de novos currículos e materiais didáticos, foi denominada autonomia orbital.
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