O que aprendemos daquilo que nos é ensinado

Autores

  • Andreza Olivieri Lopes Carmignolli Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara. CAPES
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.9996

Palavras-chave:

ensino de ciências, experiência, aprendizagem, conhecimento.

Resumo

Este texto apresenta um relato de pesquisa sobre o componente curricular de Ciências Físicas e Biológicas, utilizado para analisar o processo de ensino por meio da experiência de ensinar e aprender. As leis Nº 4024/61, Nº 5692/71 e Nº 9394/96 serão citadas para demonstrar a evolução no ensino de ciências. Entretanto, nosso objetivo é mostrar que a aprendizagem só se torna significativa quando a experiência faz sentido para o aprendiz e o ajuda a construir o conhecimento.

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Biografia do Autor

Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara. CAPES

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Araraquara (1999) e Pedagogia(2014) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP Araraquara. Tem experiência como docente na área de ciências exatas, com ênfase em Matemática; atuando na rede estadual de ensino durante dez anos no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e ensino médio. Trabalhou como professora coordenadora pedagógica na E.E. Florestano Libutti durante cinco anos e atuou como vice-diretora durante três anos na E.E. Antônio Lourenço Corrêa. Atualmente está como professora coordenadora na E.E. Prof. Lysanias de Oliveira Campos, escola de ensino fundamental e ensino médio. Fez pós graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (2012). E atualmente é aluna de mestrado do programa de pós - graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP - Araraquara, estudando o êxito escolar na óptica de Pierri Bourdieu.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara.

É Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". É integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX e tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares.

Referências

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

OLIVIERI LOPES CARMIGNOLLI, A.; MUZZETI, L. R. O que aprendemos daquilo que nos é ensinado. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 179–185, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.9996. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9996. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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