Educação especial no município de Naviraí-MS: história, desdobramentos e desafios para a inclusão escolar

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13103

Mots-clés :

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar.

Résumé

Este texto objetiva discutir a história e os desdobramentos da Educação Especial no município de Naviraí-MS. Com base na pesquisa qualitativa, a coleta de dados contou com a aplicação de um questionário à Coordenadora de Inclusão, responsável pela Educação Especial do município de Naviraí. Os resultados da pesquisa apontam que, desde os primeiros atendimentos aos alunos com deficiência, a Educação Especial no município de Naviraí teve vários avanços, dentre eles destacam-se: a ampliação do número de atendimento nas SRM e o atendimento específico para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Embora, os avanços sejam notórios e a busca pela inclusão escolar esteja presente no sistema educacional de Naviraí, observa-se a necessidade da implementação de novas SEM no município, visto a existência de apenas duas salas para a demanda. Constatou-se a carência de formação e de qualificação para os professores, em especial para aqueles que atuam diretamente com alunos com necessidades especializadas. Contudo, mesmo diante das limitações, verifica-se que o município tem buscado estratégias para que a inclusão escolar seja efetivada entre os alunos, público da Educação Especial.

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Bibliographies de l'auteur

Felipe Alves Barbosa, Rede Municipal de Ensino, Naviraí – MS

Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Professor da Rede Municipal de Ensino da cidade de Naviraí/MS.

Ilma Regina Castro Saramago de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pioneiros – MS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professora contratada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Escolar Indígena; Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão. 

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Publiée

01/08/2019

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BARBOSA, F. A.; SOUZA, I. R. C. S. de. Educação especial no município de Naviraí-MS: história, desdobramentos e desafios para a inclusão escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 314–333, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13103. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13103. Acesso em: 17 juill. 2024.

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