Atendimento educacional especializado na rede municipal de Uberlândia: implantação, organização e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13100

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a proposta de trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais do município de Uberlândia-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e analítico, como definem Lüdke e André (1986), por ser um espaço singular de análise de uma situação do cotidiano, em que lançamos mão do referencial teórico, da prática e da reflexão. Por meio da construção dos dados foi possível fazer a correlação de todos os aspectos apresentados pelos atores da pesquisa, o que culminou em quatro categorias: a história da Educação Especial no município; a visão dos professores do AEE e da sala/classe comum sobre o AEE e o NADH; Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e acessibilidade arquitetônica e pedagógica; e a formação de professores. A pesquisa explicitou a necessidade da interlocução entre professores do AEE e da sala/classe comum, bem como uma formação continuada dos professores. Constatamos que as escolas da rede municipal têm se articulado para a oferta do AEE, mas muito ainda precisa ser realizado para esse intento.

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Biografia do Autor

Carla Barbosa Alves, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Uberlândia – MG

Mestre em educação: Educação Especial pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Educação Especial, ambos pela UFU, e em Atendimento Educacional Especializado pela UFC. 

Maria Irene Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora efetiva da Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela UFU, especialização em Psicopedagogia pela UFU e mestrado em Educação pela UFU. Coordenadora do GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar), coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

ALVES, C. B.; MIRANDA, M. I. Atendimento educacional especializado na rede municipal de Uberlândia: implantação, organização e desenvolvimento. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 269–284, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13100. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13100. Acesso em: 18 abr. 2024.

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