Educação especial no município de Naviraí-MS: história, desdobramentos e desafios para a inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13103Palavras-chave:
Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar.Resumo
Este texto objetiva discutir a história e os desdobramentos da Educação Especial no município de Naviraí-MS. Com base na pesquisa qualitativa, a coleta de dados contou com a aplicação de um questionário à Coordenadora de Inclusão, responsável pela Educação Especial do município de Naviraí. Os resultados da pesquisa apontam que, desde os primeiros atendimentos aos alunos com deficiência, a Educação Especial no município de Naviraí teve vários avanços, dentre eles destacam-se: a ampliação do número de atendimento nas SRM e o atendimento específico para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Embora, os avanços sejam notórios e a busca pela inclusão escolar esteja presente no sistema educacional de Naviraí, observa-se a necessidade da implementação de novas SEM no município, visto a existência de apenas duas salas para a demanda. Constatou-se a carência de formação e de qualificação para os professores, em especial para aqueles que atuam diretamente com alunos com necessidades especializadas. Contudo, mesmo diante das limitações, verifica-se que o município tem buscado estratégias para que a inclusão escolar seja efetivada entre os alunos, público da Educação Especial.Downloads
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