Psicologia e inclusão social de alunos com deficiência: a atuação do psicólogo na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11409Palavras-chave:
Educação inclusiva, Deficiência, Psicologia, Escola.Resumo
Nos últimos anos temos acompanhado a crescente preocupação da psicologia com a educação. Assim, a atuação do Psicólogo Escolar/Educacional, no âmbito da educação se resume em trabalhos múltiplos, desde a realização de pesquisas, diagnósticos e intervenções preventivas em grupo e individualmente. Nesse sentido, objetiva-se com esse estudo, identificar como se dá a atuação do psicólogo escolar no âmbito da educação inclusiva em um município do interior de Minas Gerais. Realizamos, portanto, uma pesquisa de campo com cinco psicólogas que atuam no âmbito escolar da rede municipal de ensino. As psicólogas responderam a um questionário estruturado que abordava o papel do psicólogo na educação inclusiva bem como suas formas de atuação. Na análise dos dados, descrevemos e discutimos o material empírico coletado por meio das entrevistas e por fim, nas considerações finais, ressaltamos as contribuições da psicologia escolar para a inclusão das pessoas com deficiências nas escolas, indicando que o trabalho desse profissional deve abranger desde os alunos, os familiares, até a equipe escolar.
Downloads
Referências
BONI, Valdete.; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 3, p. 68-80, jan./jul., 2005.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.