O desenho universal na educação: novos olhares diante da inclusão do ser deficiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10083

Palavras-chave:

Educação. Desenho universal. Inclusão.

Resumo

Nas últimas décadas, emerge de forma acelerada o contexto da reorganização e ressignificação da inclusão. Existe um movimento para o alcance das metas de uma educação acessível, a fim de promover a eliminação de barreiras buscando atender às necessidades de todos os estudantes que a frequentam, o que demanda a criação de circunstâncias convenientes, com a finalidade de que os discentes sintam-se acolhidos e envolvam-se, de forma efetiva, nas atividades educacionais. Assim, a acessibilidade institui transformações importantes na concepção do papel e das funções da educação superior, buscando uma forma de desenvolver práticas pedagógicas eficientes que assegurem a aprendizagem de todos. Numa perspectiva de que adotar o novo nem sempre significa repelir o velho, identificamos um modelo de educação dentro de uma concepção curricular heterogênea, reconhecendo os sujeitos-alunos como protagonistas de seus destinos, como agentes de mudança, motivados por interesses e intencionalidades. Para tanto, é imprescindível repensar o uso da tecnologia assistiva (o velho modelo) dentro de um contexto maior, o do desenho universal (o novo modelo), promovendo uma melhor educação para os estudantes, nesse contexto, com diferentes mecanismos de ação. 

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Biografia do Autor

Débora Cristina Ricardo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Ufjf- Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-Graduação em Educação. Juiz de Fora-MG -Brasil. Mestranda

Lívia Fabiana Saço, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora . Faculdade de Fisioterapia. Juiz de Fora - MinasGerais - Brasil

Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos. Juiz de Fora -Minas gerais - Brasil. pesquisadora do projeto em rede" Acessibilidade no Ensino Superior" ( Obeduc/Capes).

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

RICARDO, D. C.; SAÇO, L. F.; FERREIRA, E. L. O desenho universal na educação: novos olhares diante da inclusão do ser deficiente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1524–1538, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10083. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10083. Acesso em: 30 dez. 2024.