O futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert

Autores

  • Rosane Michelli de Castro
  • Lucirene Andrea Catini Lanzi

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10305

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias e suas ferramentas. Especificidade e função política da educação e do ensino. Importância da escola. Desenvolvimento humano.

Resumo

Apresentamos neste artigo resultados de reflexões sobre a escola, aspectos da sua história e atualidade, bem como suas perspectivas no âmbito da sociedade capitalista, marcada por desigualdades sócio-econômicas, à luz do diálogo entre os educadores brasileiro e sul-africano, Paulo Freire e Seymour Pappert, respectivamente, no vídeo intitulado “Seymour Papert e Paulo Freire: uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem”, sobre o futuro da escola e o papel das tecnologias. Tais reflexões originaram-se das nossas atividades desenvolvidas em curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista, centralmente na disciplina de Didática I, cujas preocupações fixam-se em torno de duas questões fundamentais que refletem sobre a formação e o trabalho do professor, a importância de conceituar e de situar a educação e o ensino não apenas em função de seus fins, mas também enfatizando sua função política e sua especificidade e, atrelando a essa questão, a necessidade das apropriações teóricas que embasam as teorias pedagógicas e decorrentes didáticas, e de onde derivam os diferentes métodos e técnicas de ensino, dentre os quais aqueles desenvolvidos por meio das tecnologias. Como resultados das nossas reflexões tem-se que a função política e especificidade da educação e do ensino, quando recuperadas pelo professor, mediante fundamentos educacionais centrados na ideia de educação e ensino para todos, e potencializada com a utilização da tecnologia e suas ferramentas, fortalece a importância da escola que se deseja ser espaço e tempo para que atividades teóricas e sociais sejam realizadas pelos sujeitos em constante processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DANTAS, Jéferson Silveira. Perspectivas educacionais no pensamento de Anísio Teixeira e Paulo Freire. PerCursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 03-18, jul./dez. 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad.: Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. 10. ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MARINHO, Simão Pedro. Tecnologia, educação contemporânea e desafios ao professor. In: Joly, Maria Cristina R. Azevedo (org). A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos Tadeu., BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. Campinas, SP, Papirus, p. 11-65, 2002.

PRIOLLI, Gabriel; RAMOS, Eduardo. Seymour Papert e Paulo Freire: uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem. São Paulo: TV PUC-SP, nov. 1995. (Série de vídeos: O Futuro da Escola – Obra de Paulo Freire). Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:80/xmlui/handle/7891/395>. Acesso em 04 abri. 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. e ampl. – Campinas – SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção Memória da Educação).

TARDIFF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera Maria (Org). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

Downloads

Publicado

23/08/2017

Como Citar

CASTRO, R. M. de; LANZI, L. A. C. O futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1496–1510, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10305. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10305. Acesso em: 22 nov. 2024.