A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO: INSEGURANÇAS, VULNERABILIDADES E PROCESSOS DECISÓRIOS
Palavras-chave:
Educação básica, Gestores Educacionais, Pandemia Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar e compreender os desafios enfrentados por diretores e coordenadores pedagógicos do sistema municipal de Presidente Prudente - SP, durante a pandemia de COVID-19. Busca-se refletir sobre o papel dos gestores escolares e as condições de trabalho no contexto pandêmico, por meio da análise de um questionário on-line aplicado junto a 66 gestores. O questionário possibilitou conhecer aspectos relacionados à saúde, atividades desenvolvidas e relação escola-família. Ao apresentar uma visão abrangente dos desafios e estratégias adotadas, esta pesquisa, de natureza qualitativa, contribui para a compreensão das principais dificuldades enfrentadas pelo gestores, escolas, professores e alunos durante a pandemia de 2020/2021. Os resultados demonstraram que a saúde física e mental dos gestores foi afetada. Além disso, as atividades desempenhadas sofreram alterações significativas. Houve, ainda, a necessidade da adoção de novas e diversas estratégias de comunicação com as famílias, bem como de enfrentamento à vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes.
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