A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO: INSEGURANÇAS, VULNERABILIDADES E PROCESSOS DECISÓRIOS

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Gestores Educacionais, Pandemia Covid-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar e compreender os desafios enfrentados por diretores e coordenadores pedagógicos do sistema municipal de Presidente Prudente - SP, durante a pandemia de COVID-19. Busca-se refletir sobre o papel dos gestores escolares e as condições de trabalho no contexto pandêmico, por meio da análise de um questionário on-line aplicado junto a 66 gestores. O questionário possibilitou conhecer aspectos relacionados à saúde, atividades desenvolvidas e relação escola-família. Ao apresentar uma visão abrangente dos desafios e estratégias adotadas, esta pesquisa, de natureza qualitativa, contribui para a compreensão das principais dificuldades enfrentadas pelo gestores, escolas, professores e alunos durante a pandemia de 2020/2021. Os resultados demonstraram que a saúde física e mental dos gestores foi afetada. Além disso, as atividades desempenhadas sofreram alterações significativas. Houve, ainda, a necessidade da adoção de novas e diversas estratégias de comunicação com as famílias, bem como de enfrentamento à vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes.

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Biografia do Autor

Joane Vilela Pinto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP, Brasil.

Doutoranda Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Mestre em Ensino e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Especialista em Master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e Harvard Kennedy School – USA. Especialista em Educação Especial; em Alfabetização, Educação Infantil e Séries Iniciais; em Administração e Supervisão Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar. Coordenadora de Equipe Pedagógica, Diretora do Departamento de Ensino Fundamental e Secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Foi Diretora de Orientação Técnica, Secretária Adjunta de Educação e Secretária de Educação Substituta da cidade de São Paulo. Ex-Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de São Paulo.

Yoshie Ussami Ferrari Leite , Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP, Brasil.

Livre-docente pela Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/FCT/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa “Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar”. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1983). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes (1995), Paris V, França (Bolsista CNPq). É docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente (SP). Tem experiência na   área de Psicologia Escolar e Formação de Professores, orientando trabalhos sobre ensino e aprendizagem de conceitos e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores e do Grupo (GPEA) e do  Grupo de pesquisa formação de professores, políticas públicas e espaço escolar (GPFOPE).

Tamara de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Presidente Epitácio – SP, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), campus Presidente Prudente, na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. Cursou mestrado na mesma instituição, campus Franca, na linha de pesquisa História e Cultura Social, onde também graduou-se em História. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove/Bauru). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio. Tem interesse nos seguintes temas: formação e trabalho docente; políticas de valorização do magistério, histórias de vida (narrativas) de professores, permanência e abandono da docência. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEPPES) e membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE).

Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília (2010); Mestrado na mesma Universidade - UNESP/Marília (2003). Professora e Diretora de Escola aposentada. Atuou na docência, coordenação pedagógica e direção em escola de Educação Básica da Rede Estadual de São Paulo (1970-1994). Na rede municipal de Presidente Prudente/SP atuou como docente e como Diretora de Departamento de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal (1999-2014). Também atuou como docente na Faculdade de Ciências, Letras e Educação- Faclepp/Unoeste-P. Prudente e como coordenadora do Curso de Pedagogia (2007-2018). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas. Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente.

Simone Conceição Pereira Deák , Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente – SP, Brasil.

Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Presidente Prudente) em 1991, e em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) em 1993. Possui Especialização em Planejamento e Gestão Municipal (1999), Mestrado (2004) e Doutorado em Educação (2015), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Presidente Prudente), ambos na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Possui 33 anos de experiência no Magistério, tendo atuado como professora, coordenadora de núcleo, orientadora pedagógica e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, cargo no qual se aposentou em 2022. Foi Professora da FAPEPE - Faculdade de Presidente Prudente de 2004 a 2021. É pesquisadora do GPFOPE (Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Politicas Públicas e Espaço Escolar).

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

PINTO, J. V.; LEITE , Y. U. F.; TEIXEIRA, L. R. M.; DE LIMA, T.; KLÉBIS, A. B. S. O.; DEÁK , S. C. P. A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO: INSEGURANÇAS, VULNERABILIDADES E PROCESSOS DECISÓRIOS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024106, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18795. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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