Aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na disciplina de tratamento de água, efluente e lodos

Regina Machado, Giani Böhm, Emerson Böhm

Resumo


Qualquer instituição educacional que ofereça cursos profissionais leva consigo uma grande responsabilidade traduzida na formação de um profissional plenamente apto de suas competências e habilidades na eminente atuação em nosso competitivo e seletivo mercado de trabalho. Partindo-se desta premissa e apoiando-se na vasta literatura existente, vê-se o norte apontado para a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como sendo uma ferramenta facilitadora para que os discentes possam mais facilmente assimilar as competências (atitudes e conhecimento), os quais podem ser aplicados em sua futura carreira profissional de forma contundente. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o PBL aplicado à disciplina de Água, Efluentes e Tratamento de Esgoto do Curso Técnico em Química do IFG, que foi realizado no ano de 2013. Para isso, esta pesquisa baseou-se no procedimento técnico atrelado ao estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação participante, questionários e o protótipo gerado. Em geral, os resultados mostraram que o PBL foi útil para incluir maior integração e envolvimento dos alunos, motivados pela comunicação e participações bilaterais de professores e alunos, bem como o uso de tecnologias como ferramentas para crescimento pessoal, intelectual e profissional, pois os alunos ao utilizarem problemas práticos e reais ganharam destreza na resolução de problemas de ordem prática e profissional.


Palavras-chave


Processo de ensino-aprendizagem; Metodologia alternativa; Modelo tradicional; Material didático.

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