A formação docente e as (in) compreensões epistemológicas: revelações do PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11129

Palavras-chave:

PNAIC, Epistemologia, Formação docente.

Resumo

A partir de um estudo realizado no e com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em um município de Santa Catarina, o presente artigo problematiza algumas questões acerca das imbricações entre concepções epistemológicas, realidade da sala de aula e processos de alfabetização. Fundamentado na epistemologia de Thomas Kuhn, o artigo destaca que muitos professores desconhecem técnicas e métodos de formação pedagógica por conta de (in) compreensões epistemológicas não resolvidas durante sua formação inicial (primeira Licenciatura).

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Biografia do Autor

Claudecir Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Filosofia. Professor no Curso de Cências Sociais e no Programa de Pós-gradução, Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

Marciane Maciel Maciel, Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz (SC).

Mestre em Educação. Assistente Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz (SC).

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

SANTOS, C. D.; MACIEL, M. M. A formação docente e as (in) compreensões epistemológicas: revelações do PNAIC. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 2071–2086, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11129. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos