A formação docente e as (in) compreensões epistemológicas: revelações do PNAIC

Claudecir Dos Santos, Marciane Maciel Maciel

Resumo


A partir de um estudo realizado no e com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em um município de Santa Catarina, o presente artigo problematiza algumas questões acerca das imbricações entre concepções epistemológicas, realidade da sala de aula e processos de alfabetização. Fundamentado na epistemologia de Thomas Kuhn, o artigo destaca que muitos professores desconhecem técnicas e métodos de formação pedagógica por conta de (in) compreensões epistemológicas não resolvidas durante sua formação inicial (primeira Licenciatura).


Palavras-chave


PNAIC; Epistemologia; Formação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista ampliada, 3ª reimpressão da 1ª edição. Lisboa: Edições 70, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no - 867, de 4 de julho de 2012. Brasília: Diário Oficial da União - Seção 1, n. 129, p. 23, quinta-feira, 5 de julho de 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A arte no ciclo de alfabetização. Caderno 06. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. Caderno de apresentação. Brasília: MEC; SEB, 2012.

DOLZ, Joaquin.; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FÁVERO, Altair Alberto. As conexões entre epistemologia e filosofia. In: PICLER, Nadir Antonio; TESTA, Edimárcio. Epistemologia, ética e hermenêutica. Passo fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.

KUHN. Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1998.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe.; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PICLER, Nadir Antonio.; TESTA, Edimárcio. Epistemologia, ética e hermenêutica. Passo fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11129



Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587, ISSN: 2446-8606.

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.