Análise do perfil acadêmico dos coordenadores das faculdades de medicina no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11892

Palavras-chave:

Brasil, Faculdades de medicina, Publicações.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o perfil acadêmico dos coordenadores do curso de medicina no Brasil. Com base no estudo, visa-se traçar uma ideia da concentração em relação ao tipo de área de pesquisa. A abordagem metodológica usada foi qualitativa e documentaria. Os resultados indicam que existe uma grande concentração em publicações na área de pediatria e ginecologia, quer seja, tanto por universidades publicas e privadas.

Ao fazer um comparativo dos últimos 5 anos de pesquisa – medido por publicações de artigos -, observa-se que a contribuição dos coordenadores das universidades públicas em relação ao total representa o 62%. No geral, observa-se um grande avanço no que concerne ao campo de pesquisa, quer seja, universidade federal, estadual ou privada.

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Biografia do Autor

Leonardo Maso Nassar, FEA RP USP

Doutorando  em Enfermagem Fundamental.

Jorge Luis Sanchez Arevalo, FEA RP USP

É professor doutor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Área Finanças / Administração. Pós-doutorado em Administração de Organizações na Universidade de São Paulo (USP) estudando as relações de comércio entre o Brasil e países de América do Sul. Seus trabalhos são aplicações empíricas na área das Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase nos seguintes temas: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica e capítulos de livros relacionados ao Mercado Financeiro e Mercado Futuro. Possui experiência no uso de ferramentas estatísticas / econométricas aplicadas à análise econômica.

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

NASSAR, L. M.; AREVALO, J. L. S. Análise do perfil acadêmico dos coordenadores das faculdades de medicina no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1066–1080, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11892. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11892. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos