Mais rápidas que a escola: crianças referidas como hiperativas no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12207

Palavras-chave:

TDAH, Hiperatividade, Atenção, Inclusão Escolar, Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho analisa os discursos que identificam um número expressivo de crianças como hiperativas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O conceito de normalidade teve como base o pensamento de Canguilhem e Foucault em sintonia com as proposições de Gregory Bateson. Considerando a contínua articulação entre normal e anormal busca-se a construção do conceito de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH. Uma análise cartográfica da atenção evidencia esta, em seu movimento circular de invenção, como efeito da/na aprendizagem. Dentre as evidências, uma das mais importantes é: a responsável por associar hiperatividade a uma dimensão de desamparo, dirigida não só ao sujeito criança, mas a todos os implicados nessa rede.

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS - Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS - Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

FREITAS, C. R. de; BAPTISTA, C. R. Mais rápidas que a escola: crianças referidas como hiperativas no contexto escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 791–806, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12207. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12207. Acesso em: 21 nov. 2024.