O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12391

Palavras-chave:

Ensino de conceitos, Cognição distribuída, Mediação, Facebook.

Resumo

O presente estudo busca analisar as possibilidades de utilização da rede social Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa no ensino de conceitos. A experiência investigada é resultado de uma intervenção didática baseada na mediação como eixo do processo formativo com estudantes universitários de um curso de licenciatura de uma universidade pública. A abordagem qualitativa, na modalidade exploratório-explicativa, norteou a investigação. A teoria da cognição distribuída e suas categorias de: mediação, interação, participação colaborativa e parceria intelectual foram tomadas como base para análise dos dados. Os resultados evidenciam que o Facebook tem um grande potencial como instrumento de mediação a partir das interações evidenciadas por meio do diálogo, do confronto cognitivo e da construção conjunta de significados e também a partir da participação colaborativa que expressou as contribuições dos estudantes para alcançar as metas coletivas por meio da parceria intelectual em busca da compreensão conceitual.

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Biografia do Autor

Dirce Foletto Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Pedagoga, Doutora em educação pela Unesp. Docente do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Diene Eire Mello, Universidade Estadual de Londrina

Pedagogia, Mestre em Educação pela UTFPR, Doutora em Educação pela UEM, Pós doutora pela UAB Portugal. Docente do Programa de pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

MORAES, D. F.; MELLO, D. E. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos