Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12445

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Epistemologia da pesquisa educacional, Ética na prática da pesquisa, Ética na pesquisa educacional.

Resumo

Construindo-se de uma perspectiva filosófica, o ensaio explicita as exigências epistêmicas e éticas que se põem como condições fundantes da prática da pesquisa, defendendo a igual relevância dessas duas perspectivas na construção do conhecimento científico, em geral, e da investigação específica no campo educacional, em particular. Ao abordar a pesquisa educacional, argumenta que, dada a natureza da educação como prática intencionalizada, como práxis, tanto no âmbito epistemológico como no âmbito ético, essas exigências se tornam ainda mais agudizadas, à vista do envolvimento radical com o destino existencial histórico das pessoas. Tal condição impõe ao pesquisador do campo educacional acurado rigor epistemológico em seu procedimento investigativo e compromissada sensibilidade ética à dignidade humana.

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Biografia do Autor

Antonio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo – SP

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador.

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

SEVERINO, A. J. Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 900–916, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.12445. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12445. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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