Pesquisa educacional: da consistência epistemológica ao compromisso ético
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12445Palavras-chave:
Pesquisa científica, Epistemologia da pesquisa educacional, Ética na prática da pesquisa, Ética na pesquisa educacional.Resumo
Construindo-se de uma perspectiva filosófica, o ensaio explicita as exigências epistêmicas e éticas que se põem como condições fundantes da prática da pesquisa, defendendo a igual relevância dessas duas perspectivas na construção do conhecimento científico, em geral, e da investigação específica no campo educacional, em particular. Ao abordar a pesquisa educacional, argumenta que, dada a natureza da educação como prática intencionalizada, como práxis, tanto no âmbito epistemológico como no âmbito ético, essas exigências se tornam ainda mais agudizadas, à vista do envolvimento radical com o destino existencial histórico das pessoas. Tal condição impõe ao pesquisador do campo educacional acurado rigor epistemológico em seu procedimento investigativo e compromissada sensibilidade ética à dignidade humana.
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