A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.12458Palavras-chave:
Pensamento complexo, Formação docente, Prática pedagógica.Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação que analisou a participação de 19 professores no curso on-line “Formação de Professores Para Uma Prática Inovadora sob a Óptica do Pensamento Complexo de Edgar Morin”, composto por sete módulos referenciados no livro Sete saberes necessários para a educação do futuro (MORIN, 2000), promovido pelo grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Pefop). Identificaram-se qualitativamente as principais contribuições apontadas pelos participantes do curso, focando o sexto saber (ensinar a compreensão), nas três etapas em que foram chamados à reflexão e discussão. Os professores envolvidos apresentaram um bom aprofundamento, sobretudo por estarem em formação e terem cursado anteriormente outros cinco módulos do curso. Revelaram contribuições relevantes à construção de seu conhecimento, intenções e práticas vivenciadas para a transformação da educação, fundadas no pensamento complexo e no ensino para a compreensão, demonstrando um possível caminho à inovação pedagógica.
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