A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.12458

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Formação docente, Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação que analisou a participação de 19 professores no curso on-line “Formação de Professores Para Uma Prática Inovadora sob a Óptica do Pensamento Complexo de Edgar Morin”, composto por sete módulos referenciados no livro Sete saberes necessários para a educação do futuro (MORIN, 2000), promovido pelo grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Pefop). Identificaram-se qualitativamente as principais contribuições apontadas pelos participantes do curso, focando o sexto saber (ensinar a compreensão), nas três etapas em que foram chamados à reflexão e discussão. Os professores envolvidos apresentaram um bom aprofundamento, sobretudo por estarem em formação e terem cursado anteriormente outros cinco módulos do curso. Revelaram contribuições relevantes à construção de seu conhecimento, intenções e práticas vivenciadas para a transformação da educação, fundadas no pensamento complexo e no ensino para a compreensão, demonstrando um possível caminho à inovação pedagógica.

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Biografia do Autor

Juliana Fernandes Junges Cararo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Pós-Doutorado em Educação. Bolsista CAPES.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC/SP).

Referências

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

CARARO, J. F. J.; PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. A formação de professores para uma prática inovadora sob a óptica do pensamento complexo de Edgar Morin: o ensino da compreensão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2410–2426, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.12458. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12458. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos