Um encontro com a diversidade na educação infantil por meio do projeto “simplesmente diferente” sob a perspectiva do professor, da criança e da família
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12206Palavras-chave:
Diversidade, Educação Infantil, Educação Inclusiva, Educação Especial.Resumo
Sob a perspectiva da educação inclusiva, a Educação Infantil deve atender às especificidades da diversidade de alunos, incluindo o público-alvo da Educação Especial. Frente a tal compromisso, este estudo objetivou investigar as concepções sobre diversidade junto às crianças de uma classe de Educação Infantil II, familiares e professora, a partir do projeto “Simplesmente Diferente”, elaborado e desenvolvido colaborativamente por meio de projeto de trabalho. A análise compreendeu eixos temáticos, dentre os quais destacamos “Concepções sobre diversidade no contexto da Educação Infantil na perspectiva inclusiva”, que indiciou possibilidades de ressignificação sobre diversidade, a partir da metodologia utilizada, bem como a necessidade de a escola pautar esse tema em suas práticas pedagógicas.Downloads
Referências
BARBOSA, M. S.; HORN, M. G. S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BELINKI, T. Diversidade. São Paulo: FTD, 1999.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, Brasil.2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CORSARO, W. A. Métodos etnográficos no estudo da cultura de pares e das transições iniciais na vida das crianças. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Teoria e Prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. 83-103.
CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. São Paulo: Artmed, 2011.
DEMARTINI, Z. B. F. Infância, pesquisa e relatos orais. In: PRADO, P. D.; DEMARTINI, Z. B. F.; FARIA, A. L. G. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 01-17.
FERREIRA, G. de M. (Org.). Palavra de professor (a): Tateios e Reflexões na prática da Pedagogia Freinet. Campinas (SP.): Mercado de Letras, 2003. p. 49-53.
FILHO, A. J. M. BARBOSA, M. C. S. Metodologias de pesquisa com crianças. Capes, s.i, p. 08-28, 2010.
GIROTO, C. R. M.; NASCIMENTO, B. A. B. Inclusão e Educação Infantil no Brasil. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 608-613, 2016.
GIROTO, C. R. M.; MARQUES, J. B. Trabalho docente com alunos público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 895-910, 2016.
HELM, J. H. et al. O poder dos projetos: novas estratégias e soluções para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005. 176 p.
KATZ, L. G. A construção de sólidos fundamentos para as crianças. In: HELM, J. H.; BENEKE, S. O Poder dos Projetos: novas estratégias e soluções para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 03, n.n.3, p. 37-50, 2001.
MANTOAN, M.T. E. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: o Que Dizem os Professores, Dirigentes e Pais. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.2, n.1, p. 23-42.
MORAES, T. S. V. O desenvolvimento de processos de investigação científica para o 1o. ano do ensino fundamental. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15062015-142924/en.php>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2016.
SILVA, L. M. A deficiência como expressão da diferença. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 44, p. 111-133, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.