A diferença de Deleuze na pesquisa em educação: experiências dos pesquisadores do LEPED

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12627

Palavras-chave:

Diferença, Escola para todos, Formação de professores, Alfabetização e Letramento.

Resumo

Pensar em uma escola para todos os alunos é o mote dos trabalhos realizados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Neste artigo, por meio de um estudo bibliográfico, apresentaremos as contribuições de três teses de Doutorado para a construção de uma escola para todos. Esses estudos foram defendidos entre 2018 e 2019, nesse Laboratório. Os temas investigados foram: a formação em serviço de professores, ocorrida em um sistema virtual construído a partir do conceito de design participativo; o processo de alfabetização e letramento na Língua Portuguesa de alunos com surdez no ensino comum; e a formação de professores da Educação Básica para o ensino de Matemática, em uma perspectiva inclusiva. Concluímos que a diferença de Gilles Deleuze é o elo entre essas teses e a sua consideração, uma condição para que todos os alunos acessem, permaneçam, participem e aprendam na escola comum, segundo as suas possibilidades.

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Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas - MS

Professor Adjunto e Presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da UNiversidade Federal de MAto Grosso do Sul. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED, UNICAMP.

Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas - SP

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Eliane de Souza Ramos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas - SP

Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo/SP, docente na UNIFAJ e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED, UNICAMP.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

LANUTI, J. E. de O. E.; BAPTISTA, M. I. S. D.; RAMOS, E. de S. A diferença de Deleuze na pesquisa em educação: experiências dos pesquisadores do LEPED. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1167–1180, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12627. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12627. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos