A diferença de Deleuze na pesquisa em educação: experiências dos pesquisadores do LEPED
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12627Palavras-chave:
Diferença, Escola para todos, Formação de professores, Alfabetização e Letramento.Resumo
Pensar em uma escola para todos os alunos é o mote dos trabalhos realizados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Neste artigo, por meio de um estudo bibliográfico, apresentaremos as contribuições de três teses de Doutorado para a construção de uma escola para todos. Esses estudos foram defendidos entre 2018 e 2019, nesse Laboratório. Os temas investigados foram: a formação em serviço de professores, ocorrida em um sistema virtual construído a partir do conceito de design participativo; o processo de alfabetização e letramento na Língua Portuguesa de alunos com surdez no ensino comum; e a formação de professores da Educação Básica para o ensino de Matemática, em uma perspectiva inclusiva. Concluímos que a diferença de Gilles Deleuze é o elo entre essas teses e a sua consideração, uma condição para que todos os alunos acessem, permaneçam, participem e aprendam na escola comum, segundo as suas possibilidades.
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